• Carregando...

Ao invés de multar os moradores que estão se defendendo da violência e da ignorância do trânsito (Gazeta do Povo, edição de ontem, tratando do fechamento de ruas por condomínios), a prefeitura deveria estar melhorando a segurança e educando os motoristas para que dirijam de forma civilizada. Mais uma vez, com esse tipo de atitude, o Brasil pune seus bons cidadãos, aqueles que cumprem as leis, que pagam os maiores impostos, que somente querem proteger a si e suas famílias e defender o seu patrimônio. Quem conserva estas ruas? Quem faz as calçadas? Quem corta a grama? Quem limpa o lixo que os passantes jogam? Quem paga os impostos que sustentam aqueles que querem multar? No meu bairro não tem sido a prefeitura. Não moro em nenhum dos locais citados, mas na minha rua eu e meus vizinhos é que executamos a conservação, face ao total abandono por parte da prefeitura. Quanto à segurança nem se fala. Este ano minha esposa foi vítima de seqüestro-relâmpago, foi agredida, roubaram um de nossos carros, e nem a polícia e nem a prefeitura moveram um milímetro para nos ajudar.

João Bonnet Jr.Curitiba, PR

Ruas fechadas 2

Estranho é ver o "poder público" falando em multa e mais multa, mas nada faz pela população que encontra-se cada vez mais acuada pela marginalidade. Quem deve oferecer segurança, recebe por isso e nada faz. Quando a população resolve se proteger, ainda recebe ameaça de desfazer o que foi feito e com "olho grande" na multa. Será que estas obras não poderiam ser avaliadas e regularizadas? (sem custo porque já estão feitas) Já vão falando em destruição e multa! Cada vez mais me convenço que o mundo está mesmo acabando.

Edgar Fontoura FilhoCuritiba, PR

Nova carteira

Será que o governo do estado esqueceu que a carteira de motorista já é digitalizada, há foto e as impressões digitais, e que inclusive dispensa o uso da RG. Por que o estado do Paraná não unifica a RG e a carteira de motorista para pessoas maiores de 18 anos? Eu acho que seria mais sensato. Por que eu farei uma renovação da RG a cada 5 anos para guardar na gaveta, pois só uso a carteira de motorista (novo modelo). E tem outra coisa: está surgindo aí o e-CPF com senha digital emitido pela Receita Federal e parece que vai ter foto. Tendo foto também servirá como identidade. Será que não seria uma boa hora de começar um projeto inédito de unificar tudo isso num só documento (RG, Carteira de Motorista, Título de Eleitor, CPF, PIS, etc.).

José Valdir Zwirtes Curitiba, PR

Novo projeto

Parabéns pelo novo visual. Ficou mais light. Sou leitor da Gazeta há mais de 14 anos e gostei muito desta mudança.

Alexandre Matta, funcionário públicoCuritiba,PR

Problema na ponte

Em atenção à nota "Ponte Caiu", do leitor Sérgio Brugnolo, o Dnit informa o seguinte: embora diga que tem lido reportagens sobre a reconstrução da ponte, o leitor provavelmente só lê manchetes, já que todas as matérias publicadas informam que aquela ponte não caiu, mas foi derrubada por um deslizamento de terra que derrubou os pilares. E mais, que nestes seis meses, desde o desastre, o Dnit vem monitorando o aterro que se desloca vagarosamente contra a outra linha de pilares, colocando em risco o remanescente da ponte. E, mais ainda, que após meses de sondagem geológica no local, o Dnit decretou emergência para reforçar o pilar sete, fazer uma cortina de concreto para conter o deslizamento, e retirar o material que deslizou para dentro da represa e ameaça o pilar sete. O Dnit não tem falta de recursos, nem de talentos e muito menos de vontade para resolver o problema, mas não pode ser irresponsável e reconstruir uma obra daquela importância de forma açodada e que venha ruir novamente. Quanto ao questionamento da emergência após seis meses, o leitor incorre em outro erro. Obras emergenciais foram feitas nestes seis meses e garantiram a manutenção do tráfego pela outra ponte. A movimentação recente daquele maciço colocando em risco o que sobrou da ponte é motivo para nova emergência. Também não é verdade que obras de emergência custem mais caro. Elas dispensam licitação e por isto são mais rápidas, mas são contratadas pelo preço médio de mercado.

Assessoria de Imprensa do Dnit

Espetáculo

Dentro das comemorações dos 150 anos da Polícia Militar do Paraná, na terça-feira da semana passada, a Banda Militar desta corporação apresentou no Teatro Guaíra um maravilhoso espetáculo digno das melhores platéias do nosso país. O show constou de duas partes: a primeira com músicas populares brasileiras, e a segunda um tributo à imigração italiana que colonizou o nosso estado, com um repertório de altíssimo nível. Quero deixar aqui registrado minha satisfação e orgulho por ser paranaense e contar com uma Corporação Militar de alta estirpe em nosso estado. Parabéns pelos 150 anos de serviços exemplares à nossa comunidade.

Antônio Sérgio BarbosaCuritiba, PR

Nome oficial

Em oposição ao questionamento do leitor Luiz Fanchin Jr., informamos que na Rua Heitor de Andrade com Rua Ana Berta Roskamp, bairro Jardim das Américas, está localizada a Praça Maestro Bento Mossurunga. Assim como o Grande Auditório do Teatro Guaíra chama-se Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto.

Danúsia A. Orlowski Curitiba, PR

*****

As correspondências devem ser encaminhadas com identificação, endereço e profissão do remetente para a Coluna do Leitor – Gazeta do Povo, Praça Carlos Gomes, 4, CEP 80010-140 – Curitiba, PR. Fax (041) 3321-5472.

E-mail leitor@gazetadopovo.com.br

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]