• Carregando...

A respeito da notícia sobre o IPTU 2006 de Curitiba, que deve subir em torno de 5% (Gazeta do Povo de ontem): se a tarifa de ônibus baixa, se os radares estão multando menos, alguém tem que pagar. É só fazer as contas para se constatar que o aumento do IPTU vai gerar muito mais caixa do que a prefeitura deixou de arrecadar com o ISS dos transportes e com as multas. Não há milagres nem almoço grátis.

Luiz Dias Curitiba, PR

Publicidade em prédio

A respeito da carta do leitor Álvaro Antunes, a prefeitura informa que a Secretaria Municipal do Urbanismo já notificou e autuou a empresa responsável pela publicidade projetada na parede lateral de um prédio localizado na Rua Brigadeiro Franco. O responsável está utilizando seu direito à defesa, já que esse tipo de anúncio é novo na cidade e posterior ao Decreto 739/03, que regulamenta a lei da publicidade ao ar livre. Estão em estudo as normas que deverão regulamentar o novo tipo de publicidade.

Secretaria da Comunicação Social da Prefeitura de Curitiba

Rua escura

Quem poderá me explicar qual é o significado de segurança para a Prefeitura de Curitiba. Sabendo que há luminárias sem funcionar, e consciência do que isso representa para os vizinhos, por que não dar prioridade ao seu conserto? Já passaram diversos dias desde que apresentei o pedido pela internet – Protocolo 21694i – e reclamei pelo 156 três vezes. Obtive como resposta, a primeira vez, que o pedido foi passado para a área técnica e ainda não tinham resposta. A segunda, que o pedido já estava na área técnica e que iam insistir pelo tema da insegurança apresentado. A terceira, dia 24/8 pela manhã, que em algum momento o caminhão passará para resolver. Qual é o significado de algum momento? Eu só pedi que trocassem duas lâmpadas. Gostaria que como resposta só as trocassem, e não uma carta justificativa.

Silvia B. R. Sánchez, empresáriaCuritiba, PR

Cheques

Aproveitando a reclamação do leitor Acir Swdizdier, na coluna de 24 último, sobre a cobrança de taxa para emissão de cheques com valores baixos, tenho a fazer uma pergunta: quando é que o governo vai aumentar o valor para nominação de portador de cheques, hoje na irrisória quantia de R$ 100,00?

Antonio Celso Moreira, jornalistaPonta Grossa, PR

A verdadeira esquerda

Na edição de 24 último, a Gazeta do Povo desnuda, em duas reportagens com próceres da esquerda brasileira – Marilena Chauí e Fábio Konder Comparato –, a verdadeira face e caráter da esquerda brasileira. Um dos advogados de acusação no processo de impeachment de Fernando Collor, histórico simpatizante do PT, o jurista afirma "estar decepcionado com os rumos dados pelo governo Lula, criticando a política econômica adotada". Já a filósofa Marilena Chauí, uma das principais pensadoras ligadas ao PT, diz incrivelmente "não entender a crise", e defende o seu silêncio neste momento, acusando tucanos e aliados do PT como os verdadeiros responsáveis. Sobre a roubalheira, bandalheiras, mentiras e total incompetência cometidas pelos "companheiros bolcheviques" que eles criaram e apoiaram, nenhuma palavra, nenhuma tese filosófica "brilhante", nenhum "manifesto de intelectuais", nenhuma ação jurídica de impacto para reparar os danos causados ao país. É o velho "politburo" em ação! Como afirmava Olavo de Carvalho alguns anos atrás, ao analisar o "ícone" da esquerda José Genoíno, são na verdade lobos vestidos em pele de cordeiro.

Sergio Augusto Leoni Filho, consultorCuritiba, PR

Gasto desnecessário

Já residi na Alemanha, na França e nos Estados Unidos, e nunca vi nenhuma propaganda do governo nos meios de comunicação em qualquer desses países. O único tipo de campanha existente nos EUA é institucional. É o caso das Forças Armadas, quando fazem campanhas de recrutamento. Para que as organizações governamentais precisam despender milhões em propaganda? Por que a ECT, por exemplo, precisa anunciar, se nem tem concorrente? Esses anúncios propiciam a corrupção, pois têm valor abstrato e subjetivo, o que permite todo tipo de manobras ilícitas e superfaturamento. O dinheiro que o governo gasta em anúncios seria melhor aplicado em educação e saúde. É preciso que se deslanche uma campanha pela proibição de propaganda dos órgãos governamentais na mídia.

Pedro Paulo Rocha, engenheiro aposentadoCuritiba, PR

Poeira na avenida

A prefeitura de Piraquara precisa dar uma atenção especial para a Avenida das Orquídeas no bairro do Guarituba Pequeno. A poeira que levanta dos veículos e ônibus que por ali transitam causa transtornos e problemas de saúde para os moradores. Tal problema persiste há muito tempo. Segundo autoridade municipal, não tem o que fazer. Não tem ou não querem fazer?

Emerson Leoneval Borges, funcionário público federalPiraquara, PRPoeirãoRegistro a minha indignação quanto ao transtorno que tem causado as ruas em frente a uma faculdade no Capão Raso. É um absurdo! Tanta gente paga impostos, a faculdade com certeza também e os estudantes são obrigados a andar naquele poeirão. Segundo a direção da faculdade, o asfaltamento está em andamento, mas quando terminará? As aulas iniciaram em fevereiro. E as ruas já deviam estar alfaltadas, mas até hoje nada. No início deste mês recomeçaram novamente as aulas. E nada de asfalto.

Celia Koga Curitiba, PR

*****

As correspondências devem ser encaminhadas com identificação, endereço e profissão do remetente para a Coluna do Leitor – Gazeta do Povo, Praça Carlos Gomes, 4, CEP 80010-140 – Curitiba, PR. Fax (041) 3321-5472.

E-mail leitor@gazetadopovo.com.br.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]