• Carregando...

A aposentadoria dos deputados estaduais (Gazeta, 6/12) até pode ser justa, mas não o seu valor. Os nossos políticos têm cargos eletivos e deveriam se aposentar através de um plano de aposentadoria privado e não lesando a população que, além de pagar a própria aposentadoria por 35 anos, ainda tem de arcar com as aposentadorias de políticos.

Carlos Saczk

Superaposentadoria 2

Nós, pobres mortais, temos de contribuir por 35 anos, como é o meu caso, para que possamos nos aposentar; e os nossos representantes, que às vezes ficam apenas quatro anos na função de deputado, querem se aposentar com altos benefícios? Precisamos saber o nome de todos os que pressionam a favor dessa medida injusta e oportunista.

Everson Luiz Breda Carlin

Superaposentadoria 3

A lei que cria o fundo para custear a previdência complementar dos deputados beneficiará apenas os políticos e não trará nenhuma vantagem ao povo. Está na hora de os deputados apresentarem projetos para melhorar a vida de todos os cidadãos, principalmente nas áreas de segurança, saneamento básico, saúde e educação.

Guilherme Hecke Gusso, estudante

Mensalão

O processo dos mensaleiros, além do cumprimento à risca de todos os trâmites de lei, escancarou as portas da transparência, mostrando tudo a todos. Os réus tiveram a assistência de advogados experientes cujos honorários polpudos pouca gente poderia pagar. A televisão não deixou escapar nada. Do povo simples ao melhor aquinhoado de saber jurídico, todos puderam apreciar o ingente trabalho de nosso STF e aplaudir, mais uma vez, o senso de justiça imperante.

Benedicto Bueno

Cartórios 1

É um absurdo para o contribuinte pagar taxas tão abusivas sob o pretexto de manter em funcionamento pequenos cartórios. Essa medida está na contramão de todo o movimento empreendedor que finalmente começa a ganhar força no país. Esse aumento só irá contribuir para que micro e pequenos empreendedores deixem de legalizar suas empresas e contratos.

Rodrigo de Souza Nunes

Cartórios 2

Não tem cabimento um aumento dessa proporção nas custas cartorárias. Gostaria que os cartórios fossem estatizados e que as tarifas dos serviços passassem ao Estado para poderem ser investidas na melhoria do sistema judiciário, com a ampliação de varas, contratação de juízes e funcionários para desafogar o trâmite de processos.

Mohamad Jawd Talah Júnior, economista

Politicamente correto

Acredito que estamos vivendo, no Brasil, tempos de uma "ditadura de minorias", com grupos que não querem ser apenas aceitos, mas principalmente impor à força seu modo de ser. É extremamente negativo para o nosso crescimento cultural, moral e ético termos de aceitar coisas, costumes e culturas estranhos, que tentam de toda maneira fazer seu modo de vida se tornar algo "normal". Urge que essa situação seja controlada ou logo teremos uma "ditadura do pensar" e detentos pelo "crime de consciência".

Márcio Adriano Freitas, Joinville – SC

Atuação política

Creio que nossos políticos vivem numa ilha da fantasia, pois estão distantes dos problemas da população. A começar pelo ilustre deputado Cheida, que proibiu a captura de cães abandonados em todo o Paraná. Quando houver um acidente de trânsito envolvendo cachorros, ele deveria ser responsabilizado criminalmente pelos danos. Outro caso é o de concessionárias públicas, que fazem o que querem, como querem e quando querem. Este é o Brasil da Copa do Mundo.

Marcos Antonio de Oliveira

Mochilas

Creio que nossos deputados não têm mesmo o que fazer para aprovar uma lei limitando o peso das mochilas escolares. Isso é bizarro! Será que a Alep não tem outros projetos de maior relevância para votar? Na semana anterior à aprovação desse projeto entraram em vigor os novos preços do pedágio nas rodovias estaduais e não houve manifestação contrária de nenhum deputado.

José Santos

Vandalismo

É muito simples evitar o vandalismo: basta punir devidamente os vândalos. Se os locais usados e abusados por esses delinquentes fossem monitorados por câmeras interligadas diretamente com a segurança pública, permitindo que o infrator fosse reconhecido e capturado rapidamente, haveria uma queda acentuada no vandalismo. Como a falta de espaço nas cadeias é uma doença crônica do país, poderiam ser aplicadas penas alternativas, como serviço comunitário.

Maria Eloiza Rocha Saez

Formação de PMs

Não acho que a maneira como alguns policiais agem na rua tenha a ver com a formação recebida durante o curso de preparação. O bom ou mau comportamento está relacionado com o caráter de cada um. A prova disso é que os policiais que agiram de forma vergonhosa para com a população já estão na polícia há algum tempo.

Laudicéia Batista da Silva

Rodovias

A rodovia que liga Praia de Leste a Pontal do Sul estava em perfeitas condições, o asfalto totalmente liso, poucos buracos. Mas agora há uma construtora retirando e recolocando o asfalto, deixando a estrada inteiramente cheia de degraus. É uma obra executada só para lesar os consumidores. Uma vergonha!

Orestes B. Neto

Contorno

Trabalho no CIC e moro em São José dos Pinhais e vejo que a obra do Contorno está abandonada, sem ninguém trabalhando. Não é nada fácil sair de um dia de expediente e demorar mais de uma hora para andar somente 5 km. Um descaso total, um desrespeito com os usuários da via.

Claudinei Tonioti

Copa na sala de aula

Apesar de delicada, a proposta da Seed de trabalhar a Copa do Mundo de forma interdisciplinar nas escolas públicas (Gazeta, 4/12) é uma ideia audaciosa e interessante. Mas, deixando de lado o deslumbre inicial, devemos pensar no grande desafio proposto aos professores que deverão abordar, por exemplo, assuntos tão específicos como a relação de poder entre países na disputa de sedes em eventos esportivos com alunos que desconhecem até as capitais dos estados. Trabalhar essas propostas em 2013 com as atuais condições da escola será como dar a um cego um cão-guia tetraplégico.

Karine Vieira, Matinhos – PR

* * * * *

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]