• Carregando...

Sobre a matéria "Via paralela daria agilidade ao Trem Pé-Vermelho" (Gazeta, 2/7), trata-se de uma excelente proposta; tomara que não seja apenas um sonho eleitoreiro. Bom seria que os nossos políticos e administradores seguissem o exemplo da China e pudessem até ir até lá para ver como se faz a coisa certa, de preferência pagando a própria passagem. Vejamos um belo exemplo: em 2008 o congresso chinês aprovou a verba para a construção de 160 km da linha do trem de alta velocidade entre Shanghai e Hangzhou. A inauguração ocorreu no fim de 2010 sem firula e nem propaganda.

Sidney Schmeiske Mendes

Plano Real

Passados 20 anos, muitos esqueceram, outros não tiveram a oportunidade de conviver com aquela inflação enorme que existia antes do Plano Real. Agora corremos o risco de vê-la novamente avançando, sem que o governo tome providências mais austeras para controlá-la. Será que vamos domá-la? Enquanto o ministério de Dilma não admitir seus erros e mudar, certamente corremos o risco.

Reinaldo Pereira

Eleição

Sobre a matéria "Processo no TC pode tornar Requião inelegível" (Gazeta, 3/7), agora vai começar a ressuscitar tudo que é processo, indenização, culpabilização, omissão e tudo o mais... Será que essa turma toda está com medo do Requião? O bicho vai pegar, águas sujas vão rolar e a velha política de agressão, com ofensas, ataques pessoais, fatos do passado e da vida privada irá prevalecer! Quando teremos uma campanha honesta, responsável e politicamente correta?

Jorge Repula

Transporte coletivo 1

Na matéria "Cidadão pagará dia sem catraca" (Gazeta, 1º/7), por usuário leia-se o povo! Tudo sobra para nós. Essa questão de a Urbs entrar com processo é pura balela. Isso vai cair no esquecimento, vão esperar passar as eleições e reajustar as passagens. E aí, de novo, quem é que vai pagar? O povo!

Adriano A. de Souza

Transporte coletivo 2

Os motoristas e cobradores não são nossos escravos. Escravizá-los sob a desculpa perversa de que a sociedade não pode ser prejudicada pelas greves é no mínimo um insulto aos direitos desses cidadãos. Quando a greve atinge a população, a culpa é sempre jogada nos trabalhadores do sistema coletivo de transporte.

Lindolfo Silveira Kemmerich

Violência

Quem diria que Curitiba, cidade de primeiro mundo, cantada em verso e prosa por políticos irresponsáveis que se esqueceram de cuidar de sua gente, teria como notícia corriqueira casos de chacina, como esse na Vila Osternack (Gazeta, 1º/7)? Gente sem estudo, sem trabalho, deixa de ganhar o sustento honestamente e acaba buscando o dinheiro fácil vindo do tráfico.

Maria Stephan

Racismo

Sobre a comemoração de um século da lei americana que proíbe a segregação racial (Gazeta, 3/7), em um país sério basta a lei para que direitos sejam respeitados; no Terceiro Mundo, como no nosso, precisamos de cotas, bolsas, reza, ajuda de todo tipo, e nem os que criam as leis e deveriam aplicá-las e fiscalizá-las as respeitam.

Paulo Cruz

Copa do Mundo 1

Esse elenco convocado pelo Felipão é um dos mais fracos que já vi atuar. Um elenco indolente, sem raça e vontade, o que mostra que o futebol brasileiro passa por uma entressafra de valores, revelando poucos bons jogadores de futebol. Vamos aguardar que esse elenco nos surpreenda positivamente no confronto de hoje, com o bom time colombiano, e que o selecionado canarinho se supere e carimbe o passaporte para as semifinais.

Luciano R. Ayres

Copa do Mundo 2

A seleção brasileira não ganhou, nem perdeu nada e ali todos estão chorando à toa. Choram antes de cobrar o pênalti, choram pelo pênalti defendido, se perder vão chorar e se ganham choram também, parece uma sanfona. Está na hora de avisar os jogadores que é preciso ganhar no grito e não no choro. Se alguém tem direito de chorar, é o povo que paga a conta disso tudo e não tem para onde correr.

Manoel José Rodrigues, Alvorada do Sul – PR

Copa do Mundo 3

Sobre a necessidade de um acompanhamento psicológico à seleção brasileira, se os jogadores com R$ 1,3 milhão de prêmios têm de ter acompanhamento psicológico, imagine o João ou o José que recebe um salário de miséria chamado de mínimo. Precisaria de acompanhamento psiquiátrico!

Eufrem Lapuinka, contabilista

Copa do Mundo 4

Parece que a seleção brasileira já está procurando uma desculpa para uma eventual derrota, a condição psicológica da nossa equipe, choros e crises em função da pressão recebida. Convenhamos, o Brasil foi escolhido como sede da Copa do Mundo há muitos anos e ninguém pensou nisso. O time é formado por muitos jogadores experientes e capacitados, e essa desculpa está fora do padrão. O problema não é psicológico, e sim de competência técnica e tática.

Raul Gelbecke, administrador

Copa do Mundo 5

Só pode ter gente da Fifa envolvida nesse escândalo dos ingressos (Gazeta, 2/7). A Polícia Federal tem de investigar a fundo. Como que em três Copas ninguém descobriu nada? Tem alguém da Fifa nesse bolo e alguém nosso também, como teve de cada país que sediou as outras Copas.

Hermes Carlos Bollmann

Família

Sobre os artigos abordando o Estatuto da Família (Gazeta, 1º/7), a família formada por casal e filhos não é "questão de opinião", é fato, é natural. O resto é como o nome diz: um arranjo. Alguns arranjos arquitetados premeditadamente pela engenharia social da "intelectualidade" reinante no Brasil.

Marcio Adriano Freitas

Inflação

A volta da inflação não é obra da "barbeiragem" do ministro da Fazenda, mas faz parte de um projeto bem mais sutil: aumentar artificialmente a arrecadação para cobrir a gastança desregrada e, de quebra, acabar com a classe média chamada de "elite branca" que tanto aborrece o PT.

Jair Nisio, engenheiro agrônomo

Reforma tributária

O PT fala há 30 anos da reforma tributária, mas está no poder há 12 anos e nada fez. Mas o principal culpado é o povo. Se, em vez de se deixar enganar, tivesse um pouco mais de patriotismo, jamais deixaria o país passar por isso.

Arnaldo Lavado Ferreira

Argentina

Apenas países subdesenvolvidos consideram seus credores como agiotas ou "abutres". O dinheiro que é emprestado para desenvolver os referidos países é mal gasto pelos governantes. Usam indevidamente, fazendo projetos de rentabilidade e utilização duvidosa. Inflam suas máquinas públicas e praticam corrupção sem precedentes. Seus ministros da área econômica são despreparados e o resultado disso tudo é a incapacidade de saldar suas dívidas. Exemplo dessa combinação predatória é a Argentina.

Paulo Henrique Coimbra de Oliveira, Rio de Janeiro – RJ

Trânsito

A Rua Desembargador Costa Carvalho, no bairro Batel, é um verdadeiro corredor da morte. Desde que virou uma via rápida, os acidentes são diários, e a velocidade média é exuberante. Basta andar algumas quadras para perceber os escombros de acidentes recentes, placas e postes tortos, e muros de casas danificados. Se a intenção da prefeitura é a de afastar as pessoas daquela região, estão de parabéns.

Ricardo Machado

* * * * *As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5999 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]