• Carregando...
Curitiba vacinou nesta terça-feira (6) pessoas com 42 anos de idade
Curitiba vacinou nesta terça-feira (6) pessoas com 42 anos de idade| Foto: Arquivo Tribuna do Paraná

Três em cada quatro cidades paranaenses já estão vacinando contra a Covid-19 a população que está na faixa etária dos 40 anos. Dos 399 municípios do Paraná, em 305 o cronograma de imunização atende ao público atualmente. O levantamento foi realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) nesta terça-feira (6) com base nas informações fornecidas pelas 22 Regionais de Saúde. Em outras 67 cidades há um avanço na fila de vacinação, já atingindo a população abaixo desta faixa etária, incluindo duas cidades que atendem pessoas com 20 anos e outras duas que chegaram à vacinação das pessoas com 18 anos. Apenas 27 municípios aplicam a vacina, atualmente, nas pessoas com 50 anos ou mais.

O levantamento completo da Sesa pode ser conferido aqui.

“Com exceção de casos excepcionais, de cidades em que boa parte da população foi atendida dentro dos grupos prioritários, o que contribuiu para baixar a faixa etária da população atendida, há uma uniformização na aplicação dos imunizantes, com a maioria dos municípios vacinando a mesma faixa etária”, avalia o secretário estadual da Saúde, Beto Preto, à Agência Estadual de Notícias, órgão de comunicação oficial do governo estadual. “Nesse ritmo, toda a população adulta receberá pelo menos a primeira dose até setembro, como é o previsto. Fizemos um ajuste de cálculo recentemente e a tendência é de uniformizar ainda mais a imunização nos próximos meses”, afirmou ele.

Guaraqueçaba e Santa Cecília do Pavão são destaques

Guaraqueçaba, no Litoral do Estado, é um dos municípios em que a campanha de vacinação está mais adiantada, com 89% da população adulta já vacinada com ao menos uma dose. Isso ocorreu porque grande parte dos moradores do município é ribeirinha, grupo incluído entre os prioritários. Desde 29 de maio não há mais contaminações no município e o último óbito por Covid-19 ocorreu em 12 de junho. O número de casos novos passou de 144 em maio para 49 em junho, sem nenhuma confirmação em julho, apenas nove casos ativos desde o mês passado. Além de Guaraqueçaba, Santa Cecília do Pavão, na Região Norte, também já iniciou a vacinação das pessoas com 18 anos de idade. Outras duas cidades do Litoral, Paranaguá e Antonina, estão vacinando pessoas na faixa etária dos 20 anos. Já os mais populosos estão na faixa dos 40: Curitiba, Londrina, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Guarapuava e Colombo. Apenas Cascavel, Maringá e Paranaguá alcançaram idades inferiores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]