• Carregando...
José Lúcio Glomb nasceu em Porto União (SC), estudou e fez carreira no Paraná
José Lúcio Glomb nasceu em Porto União (SC), estudou e fez carreira no Paraná| Foto: Divulgação / OAB-PR

O advogado José Lúcio Glomb será homenageado no dia 11 de agosto com a medalha Vieira Netto, honraria máxima concedida pela OAB-PR "aos que se destacam no exercício profissional, promovendo a defesa das liberdades e da democracia".  Para entender a força simbólica desta distinção, é preciso recuar alguns anos na história recente do estado.

Cadastre-se e receba as principais notícias do PR no celular

No início da última década os paranaenses assistiam às revelações de desmando e corrupção enraizados nos mais altos níveis de comando da Assembleia Legislativa. Uma série de reportagens feita em parceria pela Gazeta do Povo e a RPCTV apontava desvios sistemáticos de recursos públicos, acobertados por atos oficiais “escondidos” – os chamados Diários Secretos.

Para além do sentimento de indignação com a corrupção institucionalizada, o presidente da seção paranaense da Ordem dos Advogados do Brasil à época, José Lúcio Glomb, percebeu que era hora de agir, e reagir, para demonstrar que a sociedade organizada não ficaria passiva diante dos abusos contra o erário. “Imaginem só: diários secretos quando a publicidade de todos os atos deve ser pública, com transparência. A que causa poderiam servir ‘diários secretos’ se não burlar a legislação e possibilitar obtenção de vantagens ilícitas?”, pergunta-se Glomb. “As pessoas sentiram a possibilidade de mudanças”.

O advogado uniu-se a outras lideranças e encabeçou a campanha “O Paraná que Queremos”. O movimento cresceu e, entre outros resultados, levou à criação da lei da transparência do estado, inicialmente redigida pela Associação Paranaense dos Juízes Federais (Apajufe) e depois aprovada pelos deputados estaduais. Em mais de uma década, a Assembleia teve redução de custos operacionais de mais de R$ 2 bilhões e cortou cerca de 1.000 funcionários – muitos deles, fantasmas. Segundo Glomb, “Foi um período de muita luta, de ampla mobilização das mais diversas classes”.

Pelo papel que desempenhou naquela ocasião, e por toda a trajetória profissional de defesa da democracia e dos pilares éticos do Direito, José Lúcio Glomb receberá no próximo dia 11 de agosto a medalha Vieira Netto, que até hoje só teve outros sete dignitários. A homenagem ocorrerá na abertura da VII Conferência da Advocacia Paranaense.

O homenageado também é um dos conselheiros do Movimento Pró-Paraná, organização idealizada pelo jornalista e advogado Francisco Cunha Pereira Filho, presidente da Gazeta do Povo entre 1962 e 2009, para defender o desenvolvimento do Paraná e as causas paranistas. Juntos, entre outras frentes, Glomb e Cunha Pereira lutaram para o estado conquistar os royalties de Itaipu, para a construção da segunda ponte Brasil-Paraguai e para modernização do aeroporto Afonso Pena, de maneira a fazer jus ao título de terminal internacional.

Para Marcos Domakoski, atual presidente do Pró-Paraná, “Glomb segue trabalhando em prol do desenvolvimento do nosso estado e da gestão pública ética. A medalha Vieira Netto é um reconhecimento no âmbito da advocacia, mas também reflete a importância do trabalho que ele realiza por toda a sociedade paranaense".

Escolha de José Lúcio Glomb foi por aclamação

Até hoje apenas sete advogados receberam a medalha Vieira Netto. Alir Ratacheski (2000), Egas Dirceu Moniz de Aragão (2003), René Ariel Dotti (2006), Eduardo Rocha Virmond (2009), Newton José de Sisti (2012), Alfredo de Assis Gonçalves Neto (2014) e Edni de Andrade Arruda (2017).

Para o atual presidente da OAB-PR, Cássio Teles, “José Lucio Glomb foi aclamado pelo Conselho Pleno da OAB Paraná por reunir as mesmas qualidades daquele que dá o nome à medalha: advogado combativo, independente, defensor das liberdades, da democracia e símbolo da luta contra a corrupção, quando liderou a campanha 'O Paraná que Queremos'. É um paranista, um homem comprometido com o progresso social e econômico de nosso estado”.

“Essa é uma honraria que homenageia um grande advogado, que foi Vieira Netto, cuja atuação foi marcada pela defesa das instituições democráticas. Ser agraciado com uma medalha que leva seu nome e tem todo esse simbolismo é uma honra que tem uma marca indelével”, diz o homenageado de 2021.

José Lucio Glomb falou do legado que gostaria de deixar aos conterrâneos: “Um Paraná que preserve os mais altos valores da administração pública, que lute permanentemente contra a corrupção e valorize o trabalho do ser humano, com princípios e valores familiares que possam ser transmitidos às futuras gerações”.

VII Conferência da Advocacia Paranaense

A medalha Viera Netto será entregue na abertura VII Conferência da Advocacia Paranaense. A edição de 2021 será 100% digital e contará com uma plataforma inovadora com um cenário virtual em 3D. Entre os dias 11 e 13 de agosto, os participantes podem acompanhar mais de 120 palestras distribuídas em 21 painéis com temas relativos às transformações e aos desafios da advocacia. Inscrições e mais informações podem ser feitas gratuitamente pelo site www.conferenciapr.org.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]