• Carregando...
Área de check-in do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais
Área de check-in do Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais| Foto: Albari Rosa/Arquivo/Gazeta do Povo

O Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, passou a adotar uma série de medidas definidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no combate ao novo coronavírus. As ações são voltadas principalmente a orientar passageiros e funcionários, preparando o terminal para o aumento na circulação de pessoas, com foco no uso de máscaras, distanciamento entre passageiros e higienização das mãos.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

Foram instalados adesivos de sinalização por todo o caminho que os viajantes fazem para embarque e desembarque de voos, além de painéis, cartazes e avisos em áudio e vídeo. Há ainda materiais com instruções nas áreas de check-in, raio-x, nas esteiras de retirada de bagagens, escadas, elevadores e longarinas, e na entrada de estabelecimentos comerciais e praça de alimentação.

As marcações alertam para a necessidade de distanciamento de dois metros entre as pessoas. Os elevadores são limitados a ocupação máxima de duas pessoas. Os balcões de check-in contam com proteção acrílica entre passageiros e atendentes das companhias aéreas.

A administração do aeroporto ainda intensificou a limpeza de áreas comuns e ampliou a oferta de itens de higiene, como sabão, papel toalha e álcool em gel em todo o terminal, segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), responsável pelo Afonso Pena.

Entre outras medidas determinadas pela Anvisa para as gestões de aeroportos estão o estímulo ao uso de canais digitais para a realização de check-in, a orientação para se evitar o manuseio de cartões de embarque impressos, a recomendação ao uso de cartão de crédito ou smartphone para pagamentos em lojas, restaurantes, lanchonetes e demais serviços do aeroporto.

A nova sinalização começou a ser aplicada em outros 13 aeroportos de capitais e fronteiras (Manaus, Belém, Macapá, São Luís, Boa Vista, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiânia, Campo Grande, Palmas, Rio Branco, Foz do Iguaçu e Porto Velho) e será estendida gradativamente estendida a outros terminais que contam com voos comerciais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]