i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Entrevista Beto Preto

“Aglomeração não é só balada”, alerta secretário sobre avanço da Covid-19 no PR

  • 24/11/2020 17:48
Secretário estadual de Saúde do Paraná, Beto Preto.
Secretário estadual de Saúde do Paraná, Beto Preto.| Foto: Geraldo Bubniak / AEN

Com a taxa mais alta de transmissão de todo o Brasil, o Paraná e todos os municípios do estado travam uma batalha para evitar aglomerações, principal causa do crescimento acelerado do contágio de Covid-19 no novo avanço da pandemia pelo estado. Recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para que fique abaixo de 1, o índice de transmissão no Paraná está próximo de 1,5 – ou seja, cada grupo de 100 pessoas é capaz de transmitir a doença para outras 150 pessoas. Nesta terça-feira (24), o Paraná teve 1.798 novas infecções, alcançando a marca de 5.878 mortes e 258.432 casos confirmados de Covid-19, desde o início da pandemia, em março. Além disso, o estado está com 79% das UTIs de coronavírus ocupadas, em Curitiba, a ocupação é de 90%.

Receba as notícias do Paraná pelo WhatsApp

Apesar dos números alarmantes, não há indicativo do governo do estado da tomada de novas medidas restritivas. O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, reforça, então, um apelo à população que ressoa desde o início da pandemia: quem puder, fique em casa. Ou seja, aglomeração nem mesmo em festas familiares, incluindo Natal e ano novo, que se aproximam. “Aglomeração não é só balada, barzinho lotado. Aglomeração pode acontecer na sala de casa”, enfatiza Beto Preto, citando uma tragédia familiar na região metropolitana de Curitiba em que quatro pessoas morreram após contágio em um churrasco. "Precisamos de uma conscientização coletiva. As pessoas querem voltar à vida normal, mas a pandemia não acabou". Leia a seguir a entrevista com o secretário estadual de Saúde.

O Paraná hoje está com a taxa mais alta de transmissão no Brasil, em quase 1,5. A que o senhor credita essa aceleração tão rápida de casos nos últimos dias?

O principal problema são as aglomerações, que têm acelerado o contágio e fizeram nossa taxa de transmissão saltar de 0,96 para 1,47 em mais ou menos um mês, um mês e pouquinho. Tivemos os feriados de 12 de outubro e Finados, além da campanha eleitoral, o que causou aglomerações e movimentação de pessoas. Isso foi uma mistura explosiva para esse aumento dramático. Na eleição, não houve comícios e o ato de votar cumpriu todos os protocolos sanitários, mas houve o contato de cabos eleitorais.

O que a Sesa está planejando para conter esse novo avanço do coronavírus no estado?

Muitos municípios já estão se preparando para uma possível mudança da grade de risco, podendo voltar às restrições. Da parte da Sesa, estamos planejando a reativação de leitos exclusivos para a Covid-19. Aqui em Curitiba, por determinação do governador Ratinho Jr, reabrimos 38 novos leitos de UTI para Covid-19 no Hospital de Reabilitação. Devemos reabrir também leitos de enfermaria e UTI no interior. Além disso, vamos inaugurar 20 novos leitos de UTI em Foz do Iguaçu, com respiradores cedidos pelo governo federal, já que a abertura da Ponte da Amizade, na fronteira com o Paraguai, forçou o sistema de saúde da cidade. Soma-se a isso a grande quantidade de testes que estamos realizando. Ampliamos nossa capacidade de 6,5 mil exames por dia para 9 mil e pretendemos chegar em breve a 10 mil exames.

Como o senhor vê o comportamento da população em relação à prevenção da Covid-19?

Passados tantos meses, as pessoas querem voltar à vida normal. Mas a pandemia não acabou. Na verdade ela está acelerando neste momento. Voltamos a índices de contágio que se assemelham a de julho e agosto, o ápice da pandemia. Neste momento, com calor, poderíamos ter 300 casos diários, mas houve dias em que chegamos a bater quase 1,5 mil infecções em um único dia [a entrevista foi antes da marca de 1.798 casos desta terça-feira]. Poderíamos estar voltando nossas forças para outras doenças, além da Covid-19, como a dengue e a vacinação de poliomielite. Mas ainda temos que devotar muito do nosso esforço ao coronavírus.

E vale lembrar: a flexibilização pôs as pessoas nas ruas novamente. Ou seja, agora voltamos a ter outras demandas, como atendimento de vítimas de acidentes de trânsito, de brigas em bares, de traumas, que também sobrecarregam o sistema. Só como comparação, quando a população estava isolada socialmente, a demanda de atendimentos de traumas chegou a cair 75%. Enfatizo: a capacidade de atendimento do nosso sistema é muito grande, mas é finita. Além disso, nossos profissionais de saúde estão extenuados de tanto trabalhar.

A Sesa tem conversado com a Polícia Militar e mesmo com os municípios para barrar aglomerações, como festas clandestinas e bares lotados?

A PM tem sido uma grande parceira. Mas com nove meses de pandemia, muito mais do que o poder público repreender, deveria haver uma conscientização coletiva das pessoas. Temos que ganhar as pessoas para que não baixem a guarda das medidas preventivas, de usar a máscara, lavar as mãos, usar álcool gel, manter o distanciamento social e, principalmente, evitar aglomerações. Quero aqui agradecer publicamente quem não tem escolha de ficar em casa, quem tem que sair para trabalhar, gente que mesmo com as dificuldades não esmoreceu em nenhum momento. Mas para quem pode, pedimos: fique em casa! Não saia de casa sem necessidade. E para quem tem que sair, por favor, todo cuidado, principalmente no momento de retornar para sua residência.

Fim de ano está chegando. O que a Sesa recomenda para encontros familiares na ceia de Natal e no ano novo?

Eu quero lembrar a população que aglomeração não é só balada, barzinho lotado. Aglomeração pode acontecer em qualquer lugar, na sala de jantar da pessoa, inclusive. Qualquer reunião familiar ou de amigos, seja um churrasco, um chá de bebê, uma comemoração de aniversário, qualquer festejo, se puder, deixe para depois. Neste momento, evitar qualquer tipo de aglomeração é celebrar a vida. Qualquer aglomeração agora é risco de contágio, inclusive Natal e ano novo. Não aglomere, não é o momento disso, não bote a sua vida, da sua família e de seus amigos em risco. Quero inclusive citar um exemplo de reunião familiar que acabou em tragédia. Há poucos dias, 23 pessoas de uma família se reuniram para um churrasco em uma chácara na região metropolitana de Curitiba. Dezoito pessoas se contaminaram e quatro faleceram. Portanto, no momento, comemorar a vida é não aglomerar.

Além das festas de fim de ano, está se aproximando também a temporada de verão nas praias, quando, em períodos normais, cerca de 1,5 milhão de turistas chega a descer para o Litoral do Paraná somente no réveillon, na virada do dia 31 de dezembro para 1.° de janeiro. Como a Sesa vai agir na Operação Verão para evitar aglomerações na praia?

Vamos reforçar nossas equipes junto com a Secretaria de Segurança Pública e a Paraná Esporte para evitar aglomerações. Já está certo que não haverá shows no Litoral neste verão. Além disso, teremos entre seis e sete postos móveis para coleta de exames RT-PCR de livre demanda da população. Esses postos volantes ficarão espalhados pelas cidades litorâneas. Na praia, como qualquer outro local, deve ser evitada a aglomeração. A Secretaria de Segurança Pública sempre faz um bom trabalho na Operação Verão e nós vamos dar esse suporte como sempre, inclusive com leitos hospitalares.

Como fica a volta às aulas com este novo avanço da pandemia?

As aulas seguem interrompidas. Com esses números de agora, é impossível voltar.

29 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 29 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • R

    R.O

    ± 0 minutos

    Mas são uns hipócritas!!!! Aglomerar 40 mil pessoas pra fazer uma prova não tem problema. Reunir multidões em caravanas nas eleições não tem problema, desde que o candidato seja do partido do Rato. Falando no rato, cadê ele? SUMIU, NINGUÉM SABE, NINGUÉM VIU.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • J

      JAMC

      ± 2 horas

      Este governo e seus membros são péssimos , só blá, blá, blá, bando de incompetentes .... covardes e incapazes

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • G

        GERSON CACIONE

        ± 5 horas

        Entrevistas de Secretários de Saúde, seja Estadual ou Municipal ou de Ministro da Saúde, sobre o tema Covid 19, servem para provocar náuseas e vômitos na população que não aguenta mais ouvir sempre as mesmas coisas e não vê nada que produza efeitos positivos de combate à doença. Chega de culpar a população. O poder público tem que assumir sua incompetência e inoperância.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • L

          LULA CACHACEIRO

          ± 8 horas

          CULPA DA ELEIÇÃO ...CANCELA SEGUNDO TURNO.....

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • Z

            Zyss

            ± 9 horas

            O petista gato preto deveria ser processado por jogar a culpa na população.

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • E

              Emerson

              ± 12 horas

              Reflexo de uma sociedade que rapidamente voltou a vida "normal" em tempos anormais e pronto. Agora novamente muitos casos de contaminação e dor de cabeça as autoridades estaduais. E pensar que ainda nem chegou as festividades de final de ano. Preocupante!!!

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • D

                Doarcy Junior

                ± 13 horas

                infelizmente muitos vão pegar ... com ou sem isolamento ... mas concordo que todos devem se cuidar ... cuidado com si próprio e com o próximo. Esta doença esta mostrando o quando todos olham apenas para seu umbigo.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • J

                  Jose

                  ± 13 horas

                  Sumiu no período eleitoral e não falou nada de aglomerar nas campanhas e carreatas. Agora vai falar do que? Perderam a razão de tudo. Aliás aonde está o Ratinho? Escondido como sempre ou no muro ? E seguimos nas mãos desses cretinos e moralistas oportunistas.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • B

                    bombastus

                    ± 13 horas

                    Primeiro os coronalovers que adoraram a ideia da pandemia para ficar "trabalhando" em casa e encontrar mil desculpas para suas incompetências e fracassos, além de usar o vírus para atacar politicamente os outros. Agora vem os moralistas do covid, que, indiferentes às outras doenças, consumo de drogas, acidentes de trânsito e erros médicos, que matam muito mais que esse vírus, começam agora a procurar culpados como se isso fosse solução. Coronalovers e Moralistas do covid bem que poderiam ser nomes de grupos de pagode mas são nomes de grupos que dão força, sem saber ou nem querendo saber, a algo tipo Revolução Cultural bem do tipo de Mao. Cuidado, ou vão fazer as máscaras virar padrão.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • N

                      NIVEA

                      ± 14 horas

                      esses secretários, estadual e municipal, somem, principalmente em período eleitoral. deixam a coisa solta e quando o bicho pega vem colocar a culpa na população? parem com esse faz-de-conta. assumam as responsabilidades.

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      • M

                        Mário Kume

                        ± 14 horas

                        O assunto dominante deste ano continua sendo o Covid e os governantes de modo geral esqueceram que outras doenças que matam mais esta virose ficaram na fila de espera. No lugar de continuarem propagando o pânico e números infindáveis de mortes e diagnósticos desta doença deveriam enfiar a cara para a distribuição em massa de medicamentos preventivos (hidroxicloroquina ou Ivermectina) com resultados acima de um eventual vacina, o que muito poucos fizeram. O resto é conversa mole para boi dormir...

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                        • M

                          Mário Kume

                          ± 14 horas

                          O assunto dominante deste ano continua sendo o Covid e os governantes de modo geral esqueceram que outras doenças que matam mais esta virose ficaram na fila de espera. No lugar de continuarem propagando o pânico e números infindáveis de mortes e diagnósticos desta doença deveriam enfiar a cara para a distribuição em massa de medicamentos preventivos (hidroxicloroquina ou Ivermectina) com resultados acima de um eventual vacina, o que muito poucos fizeram. O resto é conversa mole para boi dormir...

                          Denunciar abuso

                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                          Qual é o problema nesse comentário?

                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                          Confira os Termos de Uso

                          • L

                            Luis Stumpf

                            ± 15 horas

                            Enfadonho a retorica e repetição do mesmo papo deste secretário. Onde está a melhora no atendimento de saúde par COVID e TB para qq outra doença ? Nada foi feito. O ano 2020 passou e a COVID foi utilizada como distração para problemas estruturais muito mais graves. Falta de atendimento e prevenção na saúde. Em 2019 já existiam filas enormes a espera de atendimento, ambulâncias do interior viajavam diariamente a Curitiba em busca de atendimento. O que o gov do estado fez para mudar isso ? Não vi NENHUMA ação neste sentido. Tudo papo furado.

                            Denunciar abuso

                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                            Qual é o problema nesse comentário?

                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                            Confira os Termos de Uso

                            • L

                              Luis Stumpf

                              ± 15 horas

                              Enfadonho a retorica e repetição do mesmo papo deste secretário. Onde está a melhora no atendimento de saúde par COVID e TB para qq outra doença ? Nada foi feito. O ano 2020 passou e a COVID foi utilizada como distração para problemas estruturais muito mais graves. Falta de atendimento e prevenção na saúde. Em 2019 já existiam filas enormes a espera de atendimento, ambulâncias do interior viajavam diariamente a Curitiba em busca de atendimento. O que o gov do estado fez para mudar isso ? Não vi NENHUMA ação neste sentido. Tudo papo furado.

                              Denunciar abuso

                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                              Qual é o problema nesse comentário?

                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                              Confira os Termos de Uso

                              • B

                                bombastus

                                ± 15 horas

                                Os moralistas do covid nunca se preocuparam com excesso de álcool ou consumo de drogas em baladas, responsável por muito mais mortes que qualquer vírus, mesmo de quem não os consome. Só se satisfazem por achar um culpado para o problema. Bem ao modo imaturo e ignorante. O problema é bem mais lá em cima. Na manobra que fazem com a população.

                                Denunciar abuso

                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                Qual é o problema nesse comentário?

                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                Confira os Termos de Uso

                                • B

                                  bombastus

                                  ± 16 horas

                                  Querem outra Revolução Cultural à moda de Mao?????

                                  Denunciar abuso

                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                  Confira os Termos de Uso

                                  • B

                                    bombastus

                                    ± 16 horas

                                    Ao invés de policiar os oportunistas - políticos, autoridades, imprensa, profissionais de saúde, militantes de seitas autoritárias - o povo prefere ficar se acusando. ESTAMOS VIVENDO O LIVRO 1984 DE GEORGE ORWELL, aquele que lançou o GRANDE IRMÃO ( Big Brother), todos vigiando uns aos outros, controlados, vivendo com rações diárias e minguadas de pseudo liberdade, e quem sair da linha, poderá muito bem ser encaminhado para campos de reeducação ou simplesmente sumir. PRESTEM ATENÇÃO. TEM GENTE GOSTANDO MUITO DE TUDO ISSO. NÃO É POR AÍ.

                                    Denunciar abuso

                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                    Confira os Termos de Uso

                                    • B

                                      bombastus

                                      ± 16 horas

                                      Já não aprendemos com os "fiscais do Sarney"? Usam esses discursos de ódio não só para o vírus mas nas questões ditas "raciais". Já estão depredando e pichando lojas do Carrefour por causa da morte que houve há uma semana. Pessoas sem máscara na rua, andando sozinhas, são hostilizadas. Jovens baladeiros que só querem aliviar a tensão e se relacionar são vistos como bandidos. A culpa é de quem, deliberadamente, soltou esse vírus para o meio, quem não investiu em saneamento e estrutura de saúde, quem lança cortina de fumaça usando o vírus, quem ganha dinheiro explorando isso, quem noticia de maneira alarmista para implantar o terror e manter a audiência. E O POVO PREFERE BANCAR O POLICIAL.

                                      Denunciar abuso

                                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                      Qual é o problema nesse comentário?

                                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                      Confira os Termos de Uso

                                      • B

                                        bombastus

                                        ± 16 horas

                                        Lembram do discurso autoritário/comunista do PT: nós contra eles, sua pobreza é culpa do seu vizinho que é rico, culpa do branco de olhos azuis, etc. Discurso de ódio sempre jogando uns contra os outros. Agora, estão conseguindo que a sociedade volte a se dividir, se acusando. Já já vai haver depredações de bares, academias, restaurantes, clubes pelos que são levados a crer nisso como causa para o aumento do número de casos. Chegaram até a culpar os idosos que "teimavam em sair de casa". Não é por aí. O vírus existe e é mais severo que os anteriores, mas a falta de competência e excesso de oportunismo das autoridades, por questões políticas e ideológicas é que faz todaessa bagunça crescer.

                                        Denunciar abuso

                                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                        Qual é o problema nesse comentário?

                                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                        Confira os Termos de Uso

                                        • F

                                          F.Neto

                                          ± 20 horas

                                          Estão penalizando as pessoas erradas. Trabalhadores, idosos e crianças não podem sair de casa, não podem visitar seus familiares porque a inépcia dos governos estadual e municipal permite milhares de jovens lotando os barzinhos e as baladas e andando sem máscara nas ruas. Se eles eu tb posso e fim de papo.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          1 Respostas
                                          • F

                                            F.Neto

                                            ± 20 horas

                                            Se eles podem nós tb podemos. Ou então o governo fiscaliza como deve.

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                        • G

                                          GERSON CACIONE

                                          ± 24 horas

                                          Em todas entrevistasdos gestores do Sistema de Saúde do Paraná, nota-se uma grande preocupação com os gastos produzidos pela Covid 19 e depois com a população em todos os seus aspectos de sobrevivência. Sempre em segundo lugar. Como toda patologia, essa também vai ficar, quem sabe,para sempre. Portanto, chega de oportunismo político com a doença e, de a mesma importância a todas as outras patologias que existem e sempre existiram e continuam provocando mortes. O dependentes do SUS estão esperando anos na fila por cirurgias curativas. Então, menos conversa e mais trabalho. A culpa não é da população mas sim do Sistema de Saúde inoperante.

                                          Denunciar abuso

                                          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                          Qual é o problema nesse comentário?

                                          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                          Confira os Termos de Uso

                                          • B

                                            bombastus

                                            25/11/2020 0:29:48

                                            E foi assim também na Europa. Mesmo com lockdown, os números subiam. Só com a chegada do verão, caíram. Veio o frio, subiram. Gripe é assim, e por mais severa que seja, não foge à regra. Estão fazendo terrorismo com a população mantendo-a em controle por vários motivos: ideológico (principalmente), financeiro e oportunista político. Ou a sociedade acorda e vê como está sendo manobrada, ou vão ter que dormir com máscara, pois virá o "covid 20, 21 , 22, ...40".

                                            Denunciar abuso

                                            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                            Qual é o problema nesse comentário?

                                            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                            Confira os Termos de Uso

                                            • Z

                                              Zyss

                                              ± 11 horas

                                              Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

                                              Denunciar abuso

                                              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                              Qual é o problema nesse comentário?

                                              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                              Confira os Termos de Uso

                                              • B

                                                bombastus

                                                25/11/2020 0:25:41

                                                De março a maio muita coisa ficou fechada e os casos começaram a subir. De maio até agosto, continuaram fechadas e os números subiram demais. A partir de setembro, tudo começou a reabrir e, por 8 semanas os números caíram. Depois, com tudo ainda aberto, os números voltaram a subir. O que fez esse sobe e desce não foram aglomerações, bares, restaurantes, clubes, parques, academias, mas as variações climáticas. Em maio, chegou o frio e subiram os casos. Após o pior do inverno, os casos caíram. Com a primavera, com todo tipo de clima - frio gelado, calorzão, chuva de pedra histórica - época típica de alergias e rinites, os números subiram. Como todo ano em Curitiba e no sul do país. Raciocinem.

                                                Denunciar abuso

                                                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                Qual é o problema nesse comentário?

                                                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                Confira os Termos de Uso

                                                • L

                                                  Luzalvo

                                                  24/11/2020 23:50:51

                                                  Votação foi uma vergonha. Todo mundo usando a mesma caneta, ninguém respeitava distanciamento, aglomeração e filas em todo lugar. Mas antes da eleição, não tinha vírus, nem na cidade nem na imprensa, nem em comunicado da Unimed. Passou eleição e pronto, o covid voltou com toda força na segunda feira.

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  1 Respostas
                                                  • F

                                                    Freitas

                                                    ± 8 horas

                                                    Pelo menos onde votei, foi tudo rigorosamente dentro das normas. Houve distanciamento, álcool antes e depois e LEVEI A MINHA CANETA. E antes das eleições, quem leu jornal, soube muito bem que Curitiba estava em situação crítica.

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                • B

                                                  BANESTADO

                                                  24/11/2020 23:10:02

                                                  Ora, Ora >SECRETARIO? BETO PRETO> Dá os nomes? BARZINHOS, FESTAS, BAILES, NA ARREDONDESAS, PRECISA ISSO SIM DE FISCAÇLIZAÇÃO? Onde está as RONDAS NOTURNAS PARA VERIFICAR ESSA VERGONHA? A Verdade que LIBERARAM GERAL, TANTO O GOVERNO ESTADUAL, COMO AQUI EM CURITIBA A PREFEITURA< ELEIÇÕES,, PARQUES CHEIOS DE JOVENS SEM MASCARAS. E ""SEM UM GUARDA MUNICIPAL, POLICIAS."" Uma Vergonha Geral por parte das AUTORIRADES ESTADUAIS E MUNICIPAIS:

                                                  Denunciar abuso

                                                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                  Qual é o problema nesse comentário?

                                                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                  Confira os Termos de Uso

                                                  • B

                                                    BANESTADO

                                                    24/11/2020 23:10:02

                                                    Ora, Ora >SECRETARIO? BETO PRETO> Dá os nomes? BARZINHOS, FESTAS, BAILES, NA ARREDONDESAS, PRECISA ISSO SIM DE FISCAÇLIZAÇÃO? Onde está as RONDAS NOTURNAS PARA VERIFICAR ESSA VERGONHA? A Verdade que LIBERARAM GERAL, TANTO O GOVERNO ESTADUAL, COMO AQUI EM CURITIBA A PREFEITURA< ELEIÇÕES,, PARQUES CHEIOS DE JOVENS SEM MASCARAS. E ""SEM UM GUARDA MUNICIPAL, POLICIAS."" Uma Vergonha Geral por parte das AUTORIRADES ESTADUAIS E MUNICIPAIS:

                                                    Denunciar abuso

                                                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                                                    Qual é o problema nesse comentário?

                                                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                                                    Confira os Termos de Uso

                                                    Fim dos comentários.