• Carregando...
5G chega em Brasília, mas apenas 1% dos municípios estão aptos a receber o 5G no Brasil
Anatel autoriza 5G para Curitiba a partir de terça-feira (16).| Foto: Big Stock, Focussa/Reprodução

A partir de terça-feira (16) será possível a utilização da tecnologia 5G em Curitiba. A autorização foi aprovada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), em reunião na manhã desta sexta-feira (12).

Receba as principais notícias do Paraná pelo WhatsApp

A partir desta autorização, as operadoras que adquiriram a faixa de 3,5 GHz na licitação de 5G, realizada no ano passado, poderão ativar estações com a tecnologia de quinta geração do serviço móvel. A faixa de 3,5 GHz é a que garante as melhores potencialidades da quinta geração.

Pelo edital da Anatel, as operadoras têm 30 dias para instalarem, no mínimo, uma antena de tecnologia de quinta geração para cada 100 mil habitantes da capital.

Em Curitiba, são quatro operadoras habilitadas: Claro, Tim, Ligga e Vivo. As quatro informaram que estão prontas para operar com a tecnologia 5G, mas ainda não indicaram o número de antenas que serão instaladas e nem os bairros que serão atendidos.

Além de Curitiba, Goiânia (GO) e Salvador (BA) também foram autorizadas na reunião desta sexta sexta-feira. Segundo a Anatel, já possuem estações de 5G em operação as cidades de Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), Porto Alegre (RS) e São Paulo (SP). Deverão estar aptas para receber o 5G até 29 de agosto: Florianópolis (SC), Palmas (TO), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES).

Para as outras 15 capitais, o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi), da Anatel, adiou a autorização para até 28 de outubro, devido a questões logísticas.

Essas 15 capitais ainda precisam concluir a desocupação da faixa e mitigar eventuais interferências na recepção das estações do Serviço Fixo por Satélite. Segundo a Anatel, elas poderão ter a autorização antecipada, desde que cumpram essas exigências.

A Anatel esclarece ainda que quem recebe as transmissões da TV aberta pela antena parabólica precisa adaptar o equipamento para evitar eventuais interferências. Inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) podem solicitar o kit gratuito para a adaptação do equipamento à Siga Antenado, nome fantasia da EAF (Entidade Administradora da Faixa).

É fundamental que seja realizado agendamento para a instalação dos novos equipamentos. Mais informações estão disponíveis no site da Siga Antenado e pelo telefone 0800-729-2404.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]