• Carregando...
Ao custo de R$ 40 milhões, governo do Paraná inicia Operação Verão 2022
| Foto: Secretaria da Segurança Pública do Paraná (SESP)

O governo do Paraná deu início neste sábado (18) ao programa Verão Paraná Viva a Vida 2021/2022, destinado a atender veranistas e moradores do Litoral, com uma cerimônia em Matinhos. Serão reforçados serviços em áreas como segurança pública, saúde, esporte, turismo, meio ambiente e educação no trânsito durante a temporada de verão.

Segundo o coordenador da iniciativa, Romulo Marinho Soares, o governo do estado aplicou cerca de R$ 40 milhões no plano estratégico desenvolvido em conjunto com secretarias, autarquias e órgãos parceiros.

Na área de segurança, a Polícia Militar fez um treinamento com todo o efetivo voluntário para atuar nesta temporada. "O reforço de policiamento ostensivo e preventivo será em toda a faixa litorânea, contando com bases móveis nos principais balneários para atender a população, prestar orientações e entregar a pulseira de identificação para crianças e idosos que frequentarem a praia, além das atividades operacionais", afirmou o subcomandante-geral da PM, coronel Rui Noé Barroso Torres.

A Polícia Civil também reforçará o trabalho com equipes nas delegacias do Litoral e com unidade móvel de atendimento. Já o Corpo de Bombeiros contará com guarda-vidas militares e civis para orientar e prevenir afogamentos no mar.

Também estão previstos mais de 30 eventos durante a temporada de verão, informou a Superintendência de Esporte.

Os hospitais dos municípios do Litoral receberão insumos, equipes assistenciais e ambulâncias para reforçar o atendimento à população. O Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas atuará com um helicóptero e tripulação para auxiliar em resgates e salvamentos no mar e na região da Serra do Mar.

Segundo o governo estadual, a Copel realizou, desde outubro, manutenções, obras e reparos na rede elétrica dos municípios do Litoral. A Sanepar vai atuar com a limpeza das praias e contará com reforços para casos de emergência.

Serão realizadas ainda campanhas educativas para reforçar os cuidados no trânsito, coordenadas pelo Departamento de Trânsito do Paraná (Detran). A Polícia Militar fará abordagens e blitzes em pontos das cidades de praia para verificar as condições dos veículos e dos condutores.

Também haverá policiamento nas rodovias estaduais que cortam o Litoral, com blitzes, abordagens e fiscalização com radares móveis e etilômetros.

Depois de uma fraca temporada de verão no Litoral do Paraná em 2021, com praias interditadas e bloqueios sanitários devido à pandemia de Covid-19, a expectativa é de grande movimento nas cidades litorâneas paranaenses, que já registram alta demanda por locação de imóveis.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]