• Carregando...
Carro em alta velocidade atingiu caminhonete em que estavam os dois irmãos que morreram em Araucária.
Carro em alta velocidade atingiu caminhonete em que estavam os dois irmãos que morreram em Araucária.| Foto: Marco Charneski / Colaboração

Após a morte na noite de sábado (27) de dois irmãos atingidos por um carro em alta velocidade suspeito de praticar racha, o prefeito de Araucária, Hissam Hussein (Cidadania) decidiu neste domingo (28) acatar o decreto estadual para frear a pandemia que, entre outras medidas, define o toque de recolher e a proibição da venda e consumo de bebidas alcoólicas das 20h às 5h do dia seguinte. O município acata integralmente o decreto do estado após solicitação do Ministério Público do Paraná (MP-PR).

Até a morte dos irmãos de 40 e 45 anos, serralheiros que voltavam do trabalho em uma caminhonete, Araucária não tinha toque de recolher e autorizava a abertura de bares e casas noturnas. Até sábado, o prefeito Hissam alegou baixa mortalidade por Covid-19 em Araucária para não seguir o decreto estadual, cujo comércio funcionou normalmente até então. Neste domingo, as missas ainda eram realizadas normalmente na cidade.

Durante o atendimento do acidente na noite de sábado, a Polícia Militar (PM) prendeu outro motorista que furou o bloqueio policial. O condutor apresentava sinais de embriaguez, estava com a Carteira de Habilitação vencida e tinha um atestado médico para cumprir isolamento sanitário pelo fato de a esposa estar infectada com Covid-19. Apesar da gravidade da ocorrência, nenhum dos motoristas poderá ser multado dentro das sanções do toque de recolher, já que a medida não estava em vigência em Araucária. Eles deverão responder apenas criminalmente por delitos de trânsito.

O novo decreto municipal [leia nota na íntegra abaixo] vai determinar além do toque de recolher o fechamento do comércio não essencial, a suspensão das aulas e o cancelamento das cirurgias sem urgência a partir de segunda-feira (1.º).

"A decisão do município é fruto de tratativas feitas com a Promotoria de Saúde de Araucária ao longo deste final de semana. Nessas conversas, o órgão do Ministério Público orientou esta municipalidade para que reavaliasse a decisão inicial de manter apenas restrições já estipuladas em decreto municipal", afirma nota oficial da prefeitura

Ao anunciar o decreto estadual sexta-feira (26), o governador Carlos Massa Ratinho jr (PDS) havia solicitado a todos os municípios que adotassem as medidas não só para frear a transmissão do coronavírus, mas também para evitar acidentes de trânsito e violência urbana justamente para liberar mais leitos para o tratamento da Covid-19. Além disso, Ratinho Jr solicitou sexta-feira aos prefeitos que reforçassem o patrulhamento das Guardas Municipais no apoio à PM para evitar aglomerações em bares, casas noturnas e em especial festas clandestinas.

“Os prefeitos tomam a sua decisão conforme determina o STF. Mas pedi aos prefeitos unidade no cumprimento do decreto estadual. Não adianta ter uma cidade com restrição e outra cidade liberada, porque aí o vírus pode ir de uma cidade para outra. Agora, temos que pensar na floresta, não somente na árvore”, comentou o governador ao anunciar as medidas restritivas.

O acidente

Por volta das 22h, o veículo em que estavam os irmãos de 45 e 40 anos, uma caminhonete Fiat Strada, passava pela Rua Archelau de Almeida Torres, no bairro Costeira, quando foi atingido em cheio por um Fiat Palio em alta velocidade que descia a Rua Capivari. A suspeita é de que o Fiat Palio estivesse disputando racha e de que tenha furado o sinal.

Os três homens que estavam no carro em alta velocidade ficaram feridos. Eles foram socorridos por ambulâncias do Siate e do Samu e encaminhados para o hospital. O motorista e o passageiro do banco da frente estão em estado grave. Já o passageiro do banco traseiro teve ferimentos moderados. A Polícia Civil vai investigar o acidente.

Enquanto era feito o atendimento às pessoas envolvidas no acidente, outro motorista de 43 anos furou o bloqueio policial. Os policiais conseguiram fazer o motorista parar. Ele apresentava sinais de embriaguez, mas se negou a fazer o teste de bafômetro. Além disso, ao verificar os documentos do motorista, a PM constatou que a Carteira de Habilitação estava vencida há dois anos e que ele portava um atestado médico do dia 22 de fevereiro para cumprir isolamento de 13 dias pelo fato de a esposa estar com Covid-19. Além de crimes de trânsito, o motorista pode ser enquadrado em crime contra a saúde pública.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]