• Carregando...
Plenário da Assembleia Legislativa
Plenário da Assembleia Legislativa| Foto: Luciomar Castilho/Alep

No Paraná, o primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB), informou nesta quarta-feira (17) que há 14 casos confirmados de infecção por coronavírus entre funcionários da Casa e outras 11 pessoas aguardam o resultado do exame, já que há suspeita de Covid-19. Todos estão em quarentena. Ainda segundo Romanelli, também há outros funcionários afastados “por cautela”. Entre os parlamentares, o líder da base aliada, deputado estadual Hussein Bakri (PSD), também confirmou, na última sexta-feira (12), que está com Covid-19.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

Desde o final de março, a Assembleia Legislativa adotou sessões remotas, para que a maioria dos 54 deputados estaduais pudesse participar dos trabalhos sem necessidade de deslocamento até o plenário. Apesar disso, um grupo pequeno de parlamentares acaba tendo que permanecer na Casa para conduzir as sessões remotas, que são transmitidas ao público pela TV e pela internet, com ajuda de funcionários.

“O secretário de Saúde Beto Preto até sugeriu que transformássemos todo o trabalho em remoto, mas não conseguimos fazer isso hoje, por razões técnicas. Dependemos da estrutura tecnológica daqui. Mas vamos editar um novo decreto para reduzir ainda mais [a circulação de pessoas na Casa]”, explica Romanelli. A ideia agora é que se reduza a quantidade de servidores em todos os setores da Casa. Poderá ficar apenas um funcionário em cada gabinete parlamentar – desde março, eram permitidos no máximo três.

Romanelli afirma que “não temos evidências de que as pessoas tenham contraído dentro da Assembleia Legislativa”, mas defende regras mais rígidas, como um maior controle das pessoas que acessam o prédio no Centro Cívico e que não são servidores do Legislativo. “A partir de segunda-feira (22), não entra mais ninguém de fora”, disse ele. A Casa também passará por um processo de higienização na sexta-feira (19).

Confira a evolução de casos de coronavírus no Paraná.

Primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB), durante sessão remota. Foto: Alep
Primeiro-secretário da Assembleia Legislativa, deputado estadual Luiz Claudio Romanelli (PSB), durante sessão remota. Foto: Alep | Renata Duda
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]