• Carregando...
Associação Comercial sugere fechamento temporário de lojas.
Associação Comercial sugere fechamento temporário de lojas.| Foto: Alexandre Mazzo/Arquivo/Gazeta do Povo

Excluídas do decreto do governo do estado que determinou o fechamento de shoppings e centros comerciais, as lojas de rua de todo o estado podem continuar abrindo normalmente. No entanto, estes estabelecimentos viram o movimento cair drasticamente nos últimos dias. Por causa do esvaziamento, e para evitar a proliferação da Covid-19, a Associação Comercial do Paraná (ACP) decidiu recomendar o fechamento de todas as lojas que não prestem serviços essenciais pelos próximos 10 dias.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

“Como as famílias não estão mais saindo de casa para comprar, estamos com as lojas de rua ‘às moscas’. Muitos estabelecimentos não têm nem mesmo uma arrecadação para pagar custo operacional de manter as portas abertas. Não faz sentido manter o comércio aberto, expondo milhares de pessoas ao perigo de contágio”, afirma o presidente da ACP, Camilo Turmina.

Segundo a ACP a recomendação é direcionada principalmente a Curitiba e cidades que já apresentam casos confirmados de coronavírus. Para tentar minimizar o impacto nas vendas, a associação orientou os comerciantes a direcionarem suas vendas para canais on-line, na medida do possível.

Adesão facultativa

A recomendação da ACP não tem força normativa, portanto fica facultada a cada empresário a decisão de abrir ou não. No entanto, Turmina afirma que as perdas dos empresários que decidirem fechar serão minimizadas por ações já anunciadas pelo governo, como o redimensionando da cobrança de impostos e a criação de linhas de crédito especiais.

“Com certeza vai faltar dinheiro para honrar salários e fornecedores, então apostamos nas medidas governamentais para amenizar a situação no futuro. Por enquanto, o momento pede conscientização, pois quanto antes estancarmos esta pandemia, antes retornaremos nossas atividades”, declara Turmina.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]