• Carregando...
Colégio Estadual Pedro Macedo no bairro Portão foi todo reformado e adaptado para o início das aulas. Todos os cuidados para evitar a contaminação por Covid 19 (Corona Vírus).
Colégios tiveram de se adaptar para garantir a segurança de alunos e funcionários contra a Covid-19.| Foto: Átila Alberti/Tribuna do Paraná

A volta às aulas presenciais na rede estadual de educação do Paraná acontecerá na próxima segunda-feira (10) em 206 escolas de 72 municípios. Esses colégios estão distribuídos pelas áreas de abrangência de 16 dos 32 núcleos regionais de educação (NREs) do estado e representam cerca de 10% da rede estadual de ensino paranaense, formada por 2,1 mil escolas. As informações são da Secretaria de Estado da Educação (Seed).

WhatsApp: receba um boletim diário com notícias do Paraná

Nos três núcleos da região de Curitiba (Área Metropolitana Norte, Curitiba e Área Metropolitana Sul), haverá retorno apenas em duas escolas estaduais de Cerro Azul, Princesa Isabel e Augusto da Paixão, que integram o NRE da Área Metropolitana Norte.

Os núcleos com maiores números de colégios retomando as aulas presenciais serão os de Toledo, com 55 escolas; de Foz do Iguaçu, com 27; e de Cascavel, com 22. Os outros 12 núcleos em que haverá a volta serão os de Assis Chateaubriand (três escolas), Campo Mourão (dez), Dois Vizinhos (cinco), Goioerê (14), Guarapuava (11), Irati (seis), Jacarezinho (seis), Paranavaí (uma escola), Ponta Grossa (16), Telêmaco Borba (duas), Umuarama (20) e União da Vitória (seis).

Os municípios com maior número de escolas estaduais retornando às aulas presenciais na segunda-feira serão Cascavel (18 colégios), Toledo (17), Foz do Iguaçu (nove), Castro (oito), Guarapuava, Guaíra, Marechal Cândido Rondon e Umuarama (sete cada).

No anúncio do retorno gradativo, realizado na última terça-feira (4), o governo do estado informou que nessa primeira fase de retorno será adotado o modelo híbrido de ensino, ou seja, parte dos alunos assistirá às aulas presencialmente e parte remotamente.

Segundo a administração estadual, três critérios foram adotados para definir quais colégios teriam prioridade para a volta das atividades presenciais: acompanhamento das cidades onde houve retorno das redes municipais de ensino e do transporte escolar; instituições de ensino onde há alunos em situação de vulnerabilidade e sem acesso a equipamentos digitais para realizar as atividades remotas; e análise de colégios com maior número de professores fora do grupo de risco para a Covid-19.

A Seed apontou que os pais dos alunos que estudam nessas 206 escolas estão sendo avisados pelos diretores sobre o retorno. A rede estadual de ensino tem mais de 1 milhão de alunos. Cerca de 100 mil estão matriculados nas 206 escolas que retomarão as atividades presenciais, mas a Seed reforçou que nem todos retornarão para as salas de aula na segunda-feira, porque parte ficará no ensino remoto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]