• Carregando...
Veículos blindados
Veiculos chegaram ao Brasil pelo Porto de Paranaguá e poderão ser usados como ambulância, central de tiros e guincho para resgate| Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

O Porto de Paranaguá recebeu mais 30 viaturas blindadas especiais de posto de comando M577A2 adquiridas pelo Exército Brasileiro. O desembarque neste mês de outubro faz parte do último lote de um total de 90 veículos vindos da US Army dos Estados Unidos, que serão adaptados pela 5ª Região Militar em Curitiba (PR), conforme os padrões das Forças Armadas do Brasil.

Receba as principais notícias do Paraná pelo Whatsapp

Depois disso, os veículos serão destinados a diversas organizações militares do Exército Brasileiro que operam com blindados sobre lagartas.

Além da última remessa, outros 30 modelos foram importados em 2016 e mais 30 em 2020, completando os três lotes acordados. Mas a parceria entre o Exército e o Porto de Paranaguá é mais ampla e longeva.

De acordo com o Comando da 5ª Região Militar, responsável pelo recebimento, Paranaguá já possui o conhecimento necessário para operações dessa magnitude, inclusive, com o desembarque de mais de 100 viaturas blindadas em 2018.

"O Porto de Paranaguá é um antigo parceiro, já experiente no recebimento de veículos militares. À parte isso, existe uma questão de proximidade entre Paranaguá e Curitiba que facilita os trâmites", esclarece em nota Comando da 5ª Região.

Adaptação varia de acordo modelo do veículo militar

Uma outra compra, iniciada em 2018 e que teve o desembarque realizado em agosto deste ano, trouxe 20 viaturas blindadas especiais socorro 6x6, fabricadas em Detroit, nos Estados Unidos. Esse modelo pode ser usado como apoio de guincho de até 42 toneladas de carga, para manobras de socorro ou resgates de viaturas avariadas em combate. A aquisição fez parte do programa estratégico “Forças Blindadas”.

Os veículos dos modelos M577A2, que chegaram neste mês pelo Porto de Paranaguá após embarque da carga no Porto de Gavelston, no Texas, serão usados com outro objetivo após o processo de adaptação. Os veículos possuem motor de 212HP e são compatíveis com diversos tipos de materiais optrônicos, como de visão noturna. Devido a essa versatilidade, poderão ser usados como ambulância, central de tiro e comunicações. 

Carretas especiais fizeram o deslocamento da carga direto do cais até o Parque Regional de Manutenção em Curitiba. Na capital, os equipamentos serão modernizados dentro dos padrões das Forças Armadas Brasileiras.

Revitalização de blindados deve durar quatro anos

Segundo a 5ª Região Militar de Curitiba, os blindados passarão por um processo de revitalização nos próximos quatro anos, retornando para as condições originais e operacionais.

"A revitalização envolve desmontagem completa de cada viatura com revisão e manutenção de todos os componentes, bem como a substituição de itens de maior mortalidade por itens novos. Ao final da revitalização todas, as viaturas serão testadas passando por controle de qualidade antes de serem enviadas as tropas", explica a 5ª Região .

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]