Vacinas da Pfizer para Covid-19.
Vacinas da Pfizer para Covid-19.| Foto: Américo Antonio/SESA

A distribuição da vacina de Covid-19 da Pfizer será estendida para mais 12 municípios no Paraná na próxima semana. Com isso, 24 cidades do estado passam a aplicar o imunizante do laboratório americano que exige baixíssima temperatura de armazenamento. Na próxima segunda-feira (31), a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) distribui 37.440 doses da Pfizer a 11 cidades. Nesta sexta-feira (28), estão sendo distribuídas 352,7 mil doses da Astrazeneca.

Os novos municípios que passam a receber vacinas da Pfizer já segunda-feira são União da Vitória, Pato Branco, Francisco Beltrão, Campo Mourão, Umuarama, Paranavaí, Apuracana, Bandeirantes, Jacarezinho, Santo Antônio da Platina, Toledo e Telêmaco Borba.

Além desses municípios, também vão receber ampolas do quarto lote da Pfizer segunda-feira as prefeituras de Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, Guarapuava, Foz do Iguaçu, Araucária e Campo Largo. Dos municípios que já estão aplicando esta vacina, ficam fora desse lote São José dos Pinhais, Colombo e Pinhais.

A orientação inicial do Ministério da Saúde era inicialmente para que as doses da Pfizer ficassem somente nas capitais pela necessidade de refrigeradores de baixíssima temperatura para que fossem armazenadas. Porém, o governo reorganizou a distribuição de refrigeradores nas regionais de Saúdedo estado para que pudessem receber o imunizante. A Pfizer tem validade de até seis meses quando conservada em ultratemperatura entre -80°C e -60°C. Se a vacina for mantida na temperatura -25°C a -15°C, a validade é de 14 dias. Já quando as doses são descongeladas, elas suportariam até cinco dias em refrigeradores comuns, de 2°C a 8°C. Porém, uma nova resolução do Ministério da Saúde publicada nesta sexta-feira (28) permite o armazenamento da Pfizer por até 21 dias em refrigeradores de 2°C a 8°C.