Testagem em massa vai identificar cepa do vírus e avaliar volta às aulas em Cascavel
Projeto-piloto em Cascavel vai envolver mais de duas mil famílias e estudantes do conjunto Riviera| Foto: José Fernando Ogura/AEN

A Prefeitura de Cascavel deu início nesta semana a um projeto-piloto para dimensionar o impacto de medidas de combate ao coronavírus na cidade. Entre as ações previstas para as próximas quatro semanas está a testagem em massa e o sequenciamento genético para identificar qual é a variante em circulação no Conjunto Riviera, um dos bairros mais atingidos pela doença na cidade.

A estimativa é que 300 testes de detecção da Covid-19 sejam feitos todos os dias nos moradores do conjunto habitacional, localizado na região com maior registro de mortes pela doença em Cascavel. Segundo a coordenação do projeto, cerca de 10 mil moradores participarão do projeto, o que servirá como amostragem do comportamento de todos os habitantes de Cascavel.

Um dos focos da testagem em massa será mensurar a eficácia de medidas preventivas no público escolar, já que o projeto também vai avaliar a volta às aulas na rede municipal de Educação de Cascavel. “Teremos acompanhamento muito forte na questão do retorno às aulas, fazendo primeiramente a testagem dos alunos e dos professores para que eles possam retornar em segurança para as salas de aula. Ao longo de 15 dias serão estudos e após isso faremos a testagem em massa para verificar o que se passou nesse período”, disse Thiago Stefanello, coordenador do Comitê de Crise para Supervisão e Monitoramento dos Impactos da Pandemia da Covid-19, em nota oficial publicada no site da prefeitura de Cascavel.