Leonaldo Paranhos.
Leonaldo Paranhos.| Foto: Divulgação/Prefeitura de Cascavel

Em meio ao acirramento da pandemia de coronavírus no Paraná, Cascavel vai receber nesta quinta-feira (4) a visita do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. O convite foi feito pelo prefeito da cidade, Leonaldo Paranhos (PSC), que deve tratar com o general de um novo pedido de equipamentos e de remessa extra de vacina contra a Covid-19. A cidade paranaense acabou de receber 15 novos respiradores do Ministério da Saúde para a instalação de UTIs.

Mas o Hospital de Retaguarda, principal referência para tratamento da doença na região, esgotou sua capacidade de atendimento. Nesta quarta-feira (3), o ambulatório da instituição estará fechado para consultas e o local só irá receber pacientes por meio da Central de Leitos. No domingo, o hospital havia pedido emprestado aparelhos do zoológico para suprir a falta de equipamentos. Os itens acabaram não sendo utilizados.

A situação, no entanto, é grave em todo o sistema de saúde do município, como explica o secretário de saúde Thiago Stefanello. “Estamos solicitando ao governo do Estado a transferência urgente de pacientes das UPAs, uma vez que o atendimento no município chegou ao limite. Estamos na iminência de ter que reter as ambulâncias do SAMU para garantir o atendimento que já estão dentro das unidades”, disse. O voo com a comitiva de Brasília está previsto para pousar por volta de 13 horas em Cascavel.