Enfermeiros atendendo paciente com Covid-19 internado em UTI.
Enfermeiros atendendo paciente com Covid-19 internado em UTI.| Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Os profissionais de saúde foram os primeiros a receber as doses da vacina contra a Covid-19 no Paraná. Mesmo assim, a imunização deste grupo ainda não está completa. Nas contas do governo do estado, são pouco mais de 303 mil os profissionais da saúde no Paraná. E de acordo com o “vacinômetro” da Secretaria Estadual de Saúde, ainda falta imunizar com a segunda dose cerca de 5 mil integrantes deste grupo.

Por meio da assessoria de imprensa, o Coren-PR lamentou o atraso na imunização desses profissionais, destacando que a vacinação é importante para que os trabalhadores que estão na linha de frente da pandemia não sejam também atingidos pelo novo coronavírus. Em sua página oficial, o Coren-PR mantém um memorial com os nomes de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem que morreram trabalhando contra o coronavírus.

A homenagem lista o nome de quase 50 trabalhadores, mas de acordo com a assessoria está bastante desatualizada uma vez que, segundo a assessoria, não há dados oficiais que registrem a morte desses profissionais. A reportagem questionou a Secretaria Estadual de Saúde sobre o avanço da vacinação entre os profissionais de saúde e sobre os impactos da imunização nestes trabalhadores, mas ainda não houve retorno.