Consumo de energia cresce no Paraná e indica retomada, aponta Copel
| Foto: Divulgação/Copel

A Copel divulgou nesta quarta-feira (28) que o consumo de energia no Paraná cresceu 12,2% no segundo trimestre na comparação com o mesmo período de 2020, ao alcançar 7.950 gigawatt-hora (GWh). Segundo a estatal, este resultado abrange tanto a energia fornecida a consumidores cativos, atendidos pela Copel Distribuição, quanto consumidores livres – empresas com demanda maior que 500 kilowatts (kW) que optam por deixar o mercado regulado para negociar a compra de energia no ambiente livre.

A Copel destacou que as altas do consumo da indústria e do comércio indicam uma retomada da economia paranaense. A maior variação ocorreu no setor industrial, entre os clientes do mercado livre, ou seja, empresas de maior porte, com incremento de 26,6% no segundo trimestre.

Na comparação com o mesmo período de 2019 (cenário sem pandemia), a alta em 2021 foi de 18,1%.

Já o consumo de energia no mercado cativo da Copel aumentou 4,8% entre 2020 e este ano. A principal alta, neste caso, foi do setor comercial, com 7,8%. O setor industrial, no mercado cativo, apresentou alta de 6,4% do consumo entre os trimestres; o segmento rural, de 5,3%; e o residencial, de 4,3%.