Curitiba
Vista panorâmica de Curitiba.| Foto: Henry Milléo/Gazeta do Povo

A intenção na Câmara Municipal de Curitiba é votar a revisão da Lei de Zoneamento da capital na primeira quinzena de outubro. Para que isso ocorra, o projeto de lei tem que passar antes pela Comissão de Urbanismo, Obras Pública e Tecnologias da Informação da Casa. Essa penúltima etapa do processo está prevista para o final de setembro, mas só irá acontecer depois de duas reuniões com técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e uma última audiência pública.

É esperado ainda um posicionamento da prefeitura. Em decisão aprovada nesta quinta-feira (21), o projeto será encaminhado para o Executivo junto com um pedido de manifestação aos questionamentos feitos pelos curitibanos nas audiências públicas já realizadas. O objetivo é que as pessoas que participaram dos encontros tenham respostas às suas demandas. A prefeitura terá 30 dias para se manifestar.

O projeto em discussão foi entregue à Câmara Municipal pelo prefeito Rafael Greca (DEM) em agosto de 2018. Ele corresponde à reformulação, feita pelo Ippuc, da proposta apresentada pela gestão Gustavo Fruet (PDT) em 2016. Entre as principais mudanças propostas estão o adensamento das áreas mistas, que integram moradia e geração de emprego, a ampliação dos limites permitidos para construção e o incentivo à habitações de interesse social em áreas estruturadas.