Deputados e vereadores discutem fim da fila para quem escolher marca da vacina
Vacina Coronavac da Covid-19.| Foto: Luiz Costa/SMCS

A ideia de colocar no final da fila as pessoas que não quiserem se vacinar contra a Covid por causa da marca do imunizante disponível começou a ser discutida tanto na Câmara Municipal de Curitiba quanto na Assembleia Legislativa do Paraná. Os projetos de lei são semelhantes à medida tomada pela Prefeitura de Nova Esperança, em vigor desde a semana passada. Ambos ainda vão tramitar por várias comissões internas das duas casas antes de irem a plenário para votação.

Na Câmara, a proposta foi feita pelo vereador Márcio Barros (PSD), autor do projeto que regulamenta a chamada “xepa da vacina”. Ele criticou a postura de quem deixa de se imunizar porque não há no momento a marca da vacina de preferência. “Chega a ser um desrespeito aos cidadãos que ainda aguardam sua vez, sem contar que muitas pessoas só recusam a vacina depois da mesma já ter sido aspirada do frasco, fazendo com que a dose seja inutilizada”, disse o parlamentar.

A alegação é a mesma da deputada autora do projeto na Assembleia, Cristina Silvestri (CDN). Ela lembrou que todas as vacinas usadas no plano de imunização “são previamente analisadas e liberadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária”. Segundo a deputada, “quando há ressalva de vacinação de determinados grupos, como grávidas, o próprio Ministério da Saúde restringe a vacinação. Portanto, não há motivo para escolha por fabricantes, assim como as pessoas não escolhem vacinas da gripe, aplicadas anualmente”.