TJ-PR
Tribunal de Justiça do Paraná.| Foto: Albari Rosa/Arquivo Gazeta do Povo

Dizendo se tratar de "inadvertida brincadeira em caráter privado" e "desafortunada conversa", o desembargador presidente da 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça (TJ) do Paraná, Paulo Edison de Macedo Pacheco, pediu desculpas por declarações feitas na semana passada e transmitidas pela internet.

No dia 25, antes da abertura da sessão, mas já com a reunião sendo transmitida ao vivo pelo canal do Youtube do TJ, Pacheco questionou o desembargador aposentado Antônio Loyola Vieira por ele não ter ido a determinado local no dia anterior. Loyola respondeu que não pôde ir, mas tentaria estar presente no dia seguinte. Depois, Pacheco diz: “Vou levar as duas lá para você ver. Uma para você e uma para o Xisto. A loira é do Xisto”, afirmou – citando Adalberto Jorge Xisto Pereira, ex-presidente do Tribunal. A "brincadeira" foi abruptamente interrompida quando um dos presentes na reunião informou que os desembargadores já estavam ao vivo.

“Relativamente ao episódio ocorrido instantes antes da abertura da Sessão de Julgamento realizada pela Primeira Câmara Criminal deste Tribunal no dia 25 p.p., devo esclarecer ter se tratado de inadvertida ‘brincadeira’, em caráter privado, feita com o colega aposentado Desembargador Antônio Loyola Vieira, tornada pública porque já iniciada a transmissão pelo canal Youtube”, escreveu Pacheco. “Tomando o fato a dimensão alcançada, desejo expressar minhas mais sinceras DESCULPAS para com todos os jurisdicionados e também para com toda a magistratura nacional, especialmente as Magistradas. E, finalmente, para com o Desembargador Adalberto Jorge Xisto Pereira, que teve seu nome mencionado, mas que, naquele momento, nem sequer participava da desafortunada conversa. É o que, no mínimo, cumpria-me esclarecer publicamente”, concluiu.