Sistema de pare-e-siga na Estrada da Graciosa deve funcionar das 7h às 18h.
Sistema de pare-e-siga na Estrada da Graciosa deve funcionar das 7h às 18h.| Foto:

A Estrada da Graciosa (PR-410), bloqueada parcialmente desde o fim de novembro por conta de deslizamentos, deve ser liberada parcialmente nesta terça-feira (20). Segundo o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR), o tráfego de veículos será feito em apenas uma das faixas da pista de rolagem.

Na altura do km 7 o trânsito passará para pista simples, confirmou o DER-PR. No local será adotada uma operação pare-e-siga que vai funcionar das 7h às 18h, horário em que a estrada será novamente bloqueada por completo. A medida, explicou o departamento, deve tanto garantir tanto o avanço nas obras de recuperação do aterro da rodovia quanto possibilitar o deslocamento de turistas e moradores da região pela estrada.

Enquanto durarem as obras, com prazo de conclusão previsto para os primeiros meses de 2023, o esquema pare-e-siga e os bloqueios noturnos devem ser mantidos na Estrada da Graciosa. Estão liberados apenas os carros, vans, motocicletas e microônibus, uma forma de tentar minimizar possíveis danos à pista durante os trabalhos de intervenção no asfalto. Caso haja a ocorrência de grandes volumes de chuva, a medida pode ser reavaliada, e o bloqueio total pode voltar a ser adotado na via.

Segundo o DER-PR, as primeiras obras de reforço na contenção já mostraram resultado, dando estabilidade ao talude da rodovia. A nova sinalização vertical está sendo colocada ao lado da pista, assim como estão sendo disponibilizados equipamentos e dispositivos de orientação dos motoristas quanto às mudanças no trânsito no local.