Fura-fila da vacina burla sistema de volta para tomar 3ª dose no Paraná
| Foto: Jonathan Campos / AEN

Um homem de Apucarana, no Norte do Paraná, conseguiu não só furar a fila para receber as duas doses da vacina de Covid-19 como burlou o sistema mais uma vez para tomar uma terceira dose. O rapaz de 22 anos foi preso preventivamente nesta quinta-feira (2) a pedido do Ministério Público do Paraná (MP-PR).

"O requerido demonstra claramente seu descaso com o próximo e com a vida humana, bem como seu egoísmo, praticando, por mais de uma vez, condutas afrontosas à campanha de vacinação”, destaca a Justiça na ordem de prisão.

O investigado estava no grupo de 17 pessoas suspeitas de terem tomado a vacina fora dos grupos prioritários em maio. As doses teriam sido aplicadas por uma falsa enfermeira. Na ocasião, o homem havia tomado duas doses de Coronavac.

Por ter furado a fila em maio, o rapaz já respondia ação penal por infração de medida sanitária e peculato. "Mesmo assim, o denunciado não hesitou em voltar a delinquir e tomou uma terceira dose de imunizante contra a Covid-19, aproveitando-se de uma inconsistência no sistema e omitindo a informação de que já havia completado sua imunização, ainda que por vias transversas”, afirma a Segunda Promotoria de Justiça da Comarca de Apucarana no processo. A terceira dose foi da vacina da Pfizer.

A terceira dose de reforço do imunizante da Covid-19 só está autorizada no Brasil para idosos e pacientes imunossuprimidos, conforme determina o Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.