Imunização contra a Covid-19 em Curitiba
Imunização contra a Covid-19 em Curitiba| Foto: Ricardo Marajó / SMCS

Tem início, nesta quarta-feira (24), em Curitiba, a aplicação do terceiro reforço da vacina contra a Covid-19, o que seria a quinta dose da vacina para quem recebeu como primeiras aplicações com os imunizantes da Pfizer, Coronavac ou Astrazeneca.

Neste primeiro momento serão vacinadas pessoas de 18 a 59 anos com algum tipo de imunossupressão. Segundo o Ministério da Saúde, essa condição abrange quem tem imunodeficiência primária grave, faz quimioterapia para câncer, é transplantado de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) e faz uso de drogas imunossupressoras, pessoas com HIV/Aids, quem faz uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥14 dias ou de drogas modificadoras da resposta imune, quem tem doenças auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias, pacientes em hemodiálise ou pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

Para receber este reforço é necessário um intervalo mínimo de 120 dias desde a dose anterior. A vacinação será realizada de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, em 107 unidades de saúde.