Combate ao incêndio no Parque Nacional de Ilha Grande
Trabalho de combate ao incêndio no Parque Nacional de Ilha Grande envolveu até helicópteros.| Foto: ICMBio/Divulgação

O incêndio que atingiu o Parque Nacional de Ilha Grande, situado entre o noroeste do Paraná e o Mato Grosso do Sul, foi finalmente extinto no fim da tarde de quarta-feira (21), após 14 dias. A notícia foi divulgada pelo ICMBio, órgão responsável pela manutenção do parque, nas redes sociais oficiais da área de conservação ambiental. O Instituto não informou qual a área total atingida pelas chamas, mas até terça-feira a queimada já havia atingido cerca de 62% da unidade de conservação ambiental - 47 mil dos seus 76 mil hectares haviam sido tomados pelo fogo.

Iniciado no dia 8 de agosto, o incêndio começou a se espalhar com rapidez devido ao tempo seco - a estiagem na região durou mais de 30 dias - e a ventos que chegaram a atingir 100 km/h, prejudicando o combate às chamas.O fogo foi controlado por um mutirão com bombeiros do Paraná e de Santa Catarina, a Polícia Ambiental do Mato Grosso do Sul, o Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), voluntários e até sete brigadistas levados como reforço do Parque Nacional do Iguaçu.

O Parque Nacional de Ilha Grande é delimitado por cinco cidades no Paraná (Alto Paraíso, Altônia, Guaíra, Icaraíma e São Jorge do Patrocínio) e quatro no Mato Grosso do Sul (Eldorado, Itaquiraí, Mundo Novo e Naviraí).