Linhas de transmissão
O objetivo da ação é reforçar a segurança energética do sistema elétrico brasileiro, que opera há 36 anos e está no fim de sua vida útil| Foto:

A Itaipu Binacional promoverá a revitalização do sistema elétrico de alta tensão construído e operado por Furnas. O processo levará cinco anos e consumirá investimento de cerca de R$ 1 bilhão, informa a assessoria de imprensa da usina. O objetivo da ação, explica a nota, é reforçar a segurança energética do sistema elétrico brasileiro, que opera há 36 anos e está no fim de sua vida útil.

A solenidade que marcará o lançamento da modernização está marcada para o dia 25 deste mês, na subestação de Furnas em Foz do Iguaçu, e contará com a presença do presidente Jair Bolsonaro. Ainda participarão da cerimônia o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque e o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, entre outras autoridades.

O primeiro repasse de R$ 161 milhões foi feito no dia 30 de dezembro do ano passado, para atualização do sistema de energia do País . Os próximos passos do convênio, que já foi assinado e tem duração de 60 meses, são a elaboração dos projetos e da licitação. A atualização irá assegurar ao sistema elétrico brasileiro o acesso a um serviço de transmissão de energia de qualidade e com confiabilidade, desonerando o consumidor de aumentos tarifários.

O sistema é responsável pela transmissão ao mercado brasileiro da energia que o Paraguai não consome, da metade da produção a que o país sócio do Brasil na usina tem direito. Operando desde 1984, juntamente com o funcionamento da primeira unidade geradora de Itaipu, a capacidade de transmissão é de 6.300 Megawatts (MW). Como o sistema elétrico paraguaio opera em uma frequência diferente da do brasileiro (50 Hz contra 60 Hz), a energia adquirida pelo Brasil não pode ser integrada diretamente. Antes, detalha a nota, precisa ser convertida para corrente contínua e transmitida até Ibiúna (SP), onde é convertida novamente para corrente alternada, mas agora em 60 Hz.