Junho fechou com chuvas abaixo da média no Paraná
| Foto: José Fernando Ogura/AEN

Apesar de ter chovido mais em junho no Paraná em relação aos últimos dois meses, o volume acumulado de chuvas ficou abaixo da média histórica para o período, segundo levantamento feito pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) em 13 cidades do estado. Segundo o estudo, a precipitação acumulada no mês passado foi de 1.209,4 milímetros, ou 84,4% do esperado para o sexto mês do ano.

Em maio, o índice havia ficado em 1.119,4 mm e em abril, o mais seco desde o início da série histórica no Paraná, em 369 mm. Em Curitiba e Região Metropolitana, que está em rodízio no abastecimento de água desde o ano passado (no momento, alternando 60 horas de fornecimento com 36 horas de suspensão), choveu em junho 89,2% do volume esperado – 96,4 mm, enquanto a média histórica de chuvas para o mês é de 108 mm.

Apesar disso, o nível das barragens do Sistema de Abastecimento de Água Integrado de Curitiba (Saic) teve leve melhora: nesta sexta-feira (2), está em 55,10%, segundo a Sanepar, enquanto em meados de junho chegou a ficar próximo dos 50%.

Segundo o Simepar, em apenas duas das 13 cidades pesquisadas – Foz do Iguaçu e Guaratuba (Litoral) – a média histórica de chuvas foi superada em junho. Londrina teve o pior índice: apenas 42,7% do esperado para o período.