Desembargador Jeorling Joely Cordeiro Clève.
Desembargador Jeorling Joely Cordeiro Clève.| Foto: Reprodução/TJ-PR

Morreu nesta sexta-feira (25), em Curitiba, aos 88 anos, o desembargador aposentado Jeorling Joely Cordeiro Clève. Ele estava internado no Hospital Vita e não teve a causa da morte divulgada.

Nascido em Guarapuava, em 1932, Jeorling Joely Cordeiro Clève exerceu advocacia na comarca de Pitanga entre 1957 e 1966, quando foi aprovado no concurso e iniciou sua carreira na magistratura junto à 19ª Seção Judiciária, com sede em Foz do Iguaçu - e que compreendia as comarcas de Cascavel, Guaíra e Toledo. Passou pelas comarcas de Piraí do Sul, Ivaiporã, Guarapuava e Curitiba. Em 1990 foi nomeado juiz do Tribunal de Alçada e, em 1999, foi promovido ao cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná. Aposentou-se em 31 de julho de 2002.

O jurista fez parte do Centro de Letras do Paraná e foi membro benemérito da Academia de Artes, Ciências e Letras de Guarapuava. Em 2010, foi eleito para a cadeira 23 da Academia Paranaense de Letras.

"A família Clève, ainda que consternada pelo passamento do seu inesquecível pai, avô e bisavô, desembargador Jorling Joely Cordeiro Clève, faz questão de destacar que as lições de dignidade, seriedade, amor à família e compromisso com o Direito não serão esquecidas jamais. Seu legado permanecerá na mente e coração de todos nós, familiares e os que tiveram a alegria de conviver com ele, em sua vida pessoal e profissional", escreveu a família, em nota à Gazeta do Povo.