Hospital Universitário de Londrina
Hospital Universitário de Londrina| Foto: Jaelson Lucas/ANPr

Um levantamento do Núcleo de Epidemiologia do Hospital Universitário (HU) da Universidade Estadual de Londrina (UEL), divulgado nesta sexta-feira (4) pelo governo do Paraná, apontou que 90% dos pacientes mais graves internados com Covid-19 não estavam totalmente vacinados no dia 2 de fevereiro. Na data de coleta dos dados, o total de pacientes com Covid-19 do HU era de 83, sendo 49 ocupando leitos de enfermaria e 34 em UTI - ou seja, 30 sem vacina nenhuma ou sem alguma delas. De acordo com o levantamento, cerca de 65% tinham mais de 60 anos e apresentavam comorbidades.

No total, entre todos os pacientes internados com Covid-19, somando enfermarias e UTIs, 78% não estavam com o esquema vacinal contra a doença completo: de todos os 83 internados, 30% não tinham tomado nenhuma dose da vacina e 48% não haviam recebido a 2ª ou 3ª dose.

“Esses dados demonstram a importância e a eficácia da vacinação contra Covid-19, considerando todas as doses preconizadas”, afirma Danielle Ruiz Miyazawa Ferreira, coordenadora médica do Núcleo de Epidemiologia do HU.

A taxa de ocupação de leitos para Covid-19 adulto está atualmente em 30%. O hospital trabalha com a totalidade de leitos – 91 de enfermaria, 50 de UTI adulto e cinco leitos disponíveis na UTI pediátrica.