Os principais sintomas da doença são erupções cutâneas, úlceras e febre, e a recomendação é buscar atendimento médico diante desse quadro
Os principais sintomas da doença são erupções cutâneas, úlceras e febre, e a recomendação é buscar atendimento médico diante desse quadro.| Foto: Agência EFE

Maringá registrou nesta semana o primeiro caso suspeito da varíola dos macacos (monkeypox). A mulher, que tem entre 20 e 30 anos, apresentou sintomas e foi atendida em um hospital privado. A secretaria de saúde do município afirma não existir transmissão comunitária do vírus na cidade.

A paciente, que informou ter tido contato com um morador de São Paulo, também sintomático, está estável e isolada, sendo monitorada pela equipe de saúde. Os exames dela foram enviados ao Laboratório Central do Estado do Paraná e também para São Paulo e Santa Catarina, para investigação.

Entre os sintomas característicos da doença, erupção cutânea aguda sugestiva, única ou múltipla, em qualquer parte do corpo (incluindo região genital), associada ou não a adenomegalia (aumento dos linfonodos) ou relato de febre. Segundo o Ministério da Saúde, consultado pela Gazeta do Povo, no Brasil há 310 casos confirmados, dos quais seis estão registrados no Paraná. São Paulo tem 217 casos confirmados, seguido de Rio de Janeiro (45) e Minas Gerais (22).