No Paraná, o motim na Penitenciária Estadual de Ponta Grossa (PEPG) terminou por volta das 5 horas desta quarta-feira (9), com a liberação dos reféns. De acordo com o Departamento Penitenciário do Paraná (Depen-PR), no fim da tarde desta terça-feira (8), três presos que trabalhavam em uma fábrica de calçados, instalada dentro da penitenciária, renderam quatro funcionários da empresa. Uma equipe do BOPE da Polícia Militar foi acionada para fazer a negociação com os presos, que pediam transferência de unidade penal.

“Após negociação, por volta da 1 hora da madrugada o primeiro refém foi liberado sem ferimentos. Às 5h13 os presos apresentaram fortes sinais de sonolência, quando os reféns conseguiram se soltar e tentaram fugir do local. Neste momento, os presos perceberam a ação e houve luta corporal, que foi contida pelo BOPE”, relatou o Depen, sobre o desfecho do motim.

Dos quatro funcionários, apenas um apresentou leves escoriações. Todos passam bem. Os presos foram encaminhados ao Instituto Médico Legal (IML) para exame de corpo de delito e, em seguida, à 13ª Subdivisão Policial, onde serão autuados pelo crime de cárcere privado. Segundo o Depen, um procedimento administrativo também será aberto para apurar o caso.