Municípios melhoram transparência sobre vacinação após recomendações do TCE-PR
| Foto: Gilson Abreu/AEN

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) divulgou nesta segunda-feira (26) que 29 prefeituras do Paraná melhoraram sua pontuação após implementarem medidas recomendadas pela corte sobre a publicidade do processo de vacinação contra a Covid-19. Segundo a assessoria de imprensa do tribunal, esses municípios pertencem a um grupo de 49 prefeituras que solicitaram a reanálise de seus portais da transparência após o TCE-PR publicar os resultados de um levantamento sobre o assunto.

A corte apontou que a média geral no estado de atendimento aos critérios de um questionário encaminhado às administrações municipais (que apurava se a prefeitura divulga quantitativo de insumos e doses de vacinas recebidos, se possui canais para denúncia de “fura-filas”, entre outros questionamentos) passou de 54,2% para 55,6%.

Das 399 prefeituras do Paraná, 156 superaram o índice de 80%; 90, o de 90%; e 44 cumpriram integralmente todos os itens do levantamento. Anteriormente, esses números haviam sido de 120, 84 e 36, respectivamente. As administrações que tiveram as maiores evoluções nas notas foram Pato Branco (de 25% para 90%), Perobal (10% para 65%) e Icaraíma (5% para 60%). A quantidade de municípios com pontuação igual ou inferior a 20% diminuiu de 91 para 86.

Porém, o TCE-PR destacou que, dos 49 municípios que haviam solicitado revisão de suas notas, oito mantiveram a pontuação anterior e 12 pioraram.