O teste envolve a coleta de saliva dos voluntários
O teste envolve a coleta de saliva dos voluntários| Foto: Juliana Barbosa/Aspec/SCB/UFPR

O resultado dos testes em assintomáticos realizados no mutirão da Universidade Federal do Paraná (UFPR) no último dia 15 revelou uma redução no percentual de casos positivos em relação aos mutirões anteriores. Das 2387 pessoas testadas, 24 tiveram a presença do SARS-CoV-2 detectada. O número corresponde a 1,01% do total, o menor percentual entre os últimos quatro eventos (o maior foi 2,69%, realizado em novembro de 2020). A equipe dos laboratórios de Imunogenética e Histocompatibilidade (LIGH) e de Citogenética Humana e Oncogenética (LabCHO) ampliou o público-alvo. Além das comunidades da UFPR, UTFPR e do Palácio das Araucárias, houve vagas disponíveis também para a população em geral.

Os maiores percentuais de infectados estão nos grupos formados por alunos da UTFPR (1,99%) e pela população em geral (1,48%). Entre alunos da UFPR, o número foi de 0,45% e entre servidores foi de 1,14%. Nos grupos de coabitantes da comunidade UFPR, terceirizados, servidores da UTFPR e do Palácio das Araucárias não houve positividade.

As testagens, do tipo RT–PCR, são coordenadas pelo Setor de Ciências Biológicas da UFPR, em parceria com o LIGH e com o LabCHO. Desde outubro de 2020, já foram feitos mais de 31 mil exames em mutirões com a comunidade da UFPR, servidores de outros órgãos e grupos vulneráveis, como pessoas em situação de rua, indígenas e população carcerária.