Vacina contra a Covid-19.
Vacina contra a Covid-19.| Foto: José Fernando Ogura/AEN

O Ministério da Saúde suspendeu nesta quinta-feira (16) a vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos contra a Covid-19. Após o anúncio da medida, a Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa) emitiu nota oficial informando que aguarda o posicionamento definitivo sobre a aplicação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O estado ainda não iniciou a imunização dos menores de 18 anos.

Segundo o documento publicado no site da Sesa, o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) já pediu parecer da Anvisa "sobre a liberação dos imunizantes para todos os menores, conforme previsto inicialmente pelo Ministério da Saúde". Pela nova orientação do governo federal, estão mantidos no esquema de vacinação apenas os adolescentes que apresentem deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade.

“O Paraná não iniciou oficialmente a vacinação de adolescentes, pois as doses que serão destinadas para este público serão carimbadas pelo Ministério da Saúde e não chegaram ao Estado. A Sesa está seguindo rigorosamente o Programa Nacional de Imunizações (PNI) e qualquer iniciativa que esteja desalinhada com suas diretrizes implica em desorganização da estratégia de vacinação”, finaliza a nota.