Paraná chega a 98 mortes por gripe em 2019
| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

O Paraná chegou a 98 mortes causadas por gripe em 2019. Os números constam no informe semanal da Influenza divulgado nesta quarta-feira (21) pela Secretaria de Estado da Saúde. Os três casos mais recentes, que engrossaram a lista, foram registrados em Almirante Tamandaré (uma jovem de 17 anos), em Mamboré (um homem de 88 anos) e em Curiúva (um homem de 59 anos). Ao todo, o estado já confirmou 512 casos desde janeiro. As temperaturas baixas aumentam o risco de contágio da doença, uma vez que as pessoas acabam ficando mais tempo em lugares fechados.

Segundo os dados do boletim, a maior parte dos óbitos causados pela gripe no Paraná ocorre entre pessoas acima de 50 anos, em geral com complicadores prévios de saúde. Das 98 mortes já oficializadas, 70 envolveram essa faixa etária. Em relação ao total de casos, quase 40% dos registros têm como vítima pessoas de mais idade [+ de 50 anos]. Foram 203 dos 512 casos.

A orientação é que em caso de aparecimentos dos sintomas, tais quais calafrios súbitos, mal-estar, dor de cabeça, dores musculares e nas articulações, dor de garganta, prostração, corrimento excessivo do muco nasal e tosse seca devem procurar atendimento médico.