Vacina da gripe
Vacina da gripe| Foto: Rodrigo Nunes/MS

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) do Paraná estima que ainda há mais de 1,5 milhão de doses de vacina da gripe disponíveis para serem aplicadas no estado. A campanha de vacinação, que teve início em abril, atingiu cerca de 64% do público prioritário, e por estar muito abaixo da meta de 90% de cobertura vai seguir até que todas as doses sejam aplicadas.

Das mais de 5,1 milhões de doses enviadas pelo Ministério da Saúde ao Paraná, apenas 3,6 milhões foram aplicadas até esta sexta-feira (20). A vacina da gripe é aplicada em dose única, e pode ser tomada antes ou depois das vacinas contra a Covid-19, desde que seja respeitado o prazo de 14 dias entre as aplicações. Todas as pessoas a partir dos seis meses de idade, independente de terem alguma condição especial de saúde ou comorbidades, podem se vacinar contra a gripe - a Sesa orienta as pessoas a buscarem informações sobre a vacina nas unidades básicas de Saúde.

“Além de auxiliar no diagnóstico diferenciado nos serviços de saúde, a vacinação contra a influenza protege contra as Síndromes Respiratórias Agudas Graves, que em sua forma mais avançada, também pode levar a óbito. Sabemos da ansiedade da população para a vacinação contra o coronavírus, mas não podemos esquecer que outras doenças também circulam e são perigosas. O Estado sempre foi exemplo em cobertura vacinal, não queremos nenhum tipo de vacina na geladeira. Precisamos que as pessoas se conscientizem dessa necessidade”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.