Vacina da Pfizer para Covid-19.
Vacina da Pfizer para Covid-19.| Foto: Américo Antonio/SESA

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) distribui nesta segunda-feira (24) o lote de 39.7980 doses da vacina de Covid-19 da Pfizer. As ampolas serão para continuidade da vacinação de pacientes com comorbidades, deficiência permanente, além de grávidas e puérperas - mulheres que tiveram filho recentemente.

O lote enviado pelo Ministério da Saúde semana passada amplia a aplicação do imunizante do laboratório americano para mais municípios. Após a primeira remessa ficar só em Curitiba e a segunda ficar na capital, Londrina, Maringá e Cascavel, agora as doses irão para nove cidades. Além de Curitiba (7.020 doses), vão receber as vacinas da Pfizer nesta segunda as cidades de Ponta Grossa (8.190 doses), Guarapuava (1.170), Foz do Iguaçu (9.360), Araucária (1.170), Campo Largo (1.170), São José dos Pinhais (4.680), Colombo (3.510) e Pinhais (3.510).

A vacina da Pfizer exige logística diferente dos outros dois imunizantes de Covid-19 aplicados no Brasil, a Coronavac e Astrazeneca. Por ser armazenada em ultraresfriamento, abaixo de -70°C, a dose da Pfizer suporta apenas cinco dias em refrigeradores normais, de temperatura entre 2°C e 8°C. Além disso, exige o uso de um diluente para a aplicação.

O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, afirma que há interesse em ampliar a utilização da Pfizer em mais municípios. “Nossas equipes estão em contato diário com as Regionais de Saúde e os municípios para verificar a distribuição da vacinas da Pfizer de acordo com a capacidade de cada cidade. Havendo sinal por parte das equipes municipais, o Estado descentralizará as doses para o maior número de cidades possível”, afirma o secretário ao portal da Agência Estadual de Notícias.