desmatamento e queimada consome a mata em Altamira (PA). Greenpace
Queimada consome a mata em Altamira, no Pará| Foto: Victor Moriyama/Greenpeace

Uma equipe de 30 bombeiros militares do Paraná vai integrar a Operação Verde Brasil de combate aos focos de incêndio na Região Amazônica. Os militares paranaenses embarcam neste domingo (1º) para o Rio de Janeiro, onde se juntam a equipes do próprio Rio, Santa Catarina e também do Chile, antes de seguirem para a região da Serra do Cachimbo, no Pará, onde irão atuar.

A princípio, a missão deve durar 15 dias. A equipe será liderada pelo tenente-coronel Edson Manassés, que participou da operação de combate a um grande incêndio em Roraima em 1998 - o segundo maior do país em área devastada; o primeiro aconteceu no próprio Paraná.

O envio dos bombeiros do Paraná atende a um pedido feito pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro. O Paraná já havia se disponibilizado a ajudar na operação. Essa é a segunda missão especial dos bombeiros do estado neste ano a pedido do governo federal - a primeira foi em Brumadinho (MG), após o rompimento da barragem do Córrego do Feijão. Naquele momento, as ações paranaenses duraram 33 dias.