Pesquisas serão desenvolvidas em universidades paranaenses.
Pesquisas serão desenvolvidas em universidades paranaenses.| Foto: Arnaldo Alves/ANPr.

O governo do Paraná lançou na última sexta-feira (18) um programa para acolher cientistas ucranianas. Desenvolvido pela Fundação Araucária e pela Superintendência Geral da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), o programa pretende recrutar pesquisadoras de instituições da Ucrânia para que desenvolvam suas pesquisas nas universidades sediadas no Paraná.

De acordo com o governo estadual, a expectativa é receber até 50 pesquisadoras que possuam titulação de doutorado. Inicialmente, elas poderão desenvolver suas pesquisas por um período de até dois anos. O programa atende apenas mulheres porque homens estão proibidos de deixar a Ucrânia.

As pesquisadoras selecionadas receberão uma bolsa de R$ 10 mil, além de complemento de R$ 1 mil para cada dependente abaixo de 18 anos e/ou ascendente acima de 60 anos. Também serão custeadas passagens aéreas de vinda ao Brasil e retorno à Ucrânia e ofertado curso de língua portuguesa. Mais informações pelo email internacionalizacao@fundacaoaraucaria.org.br.