Segundo dados do sistema nacional, cerca de 4,3 milhões de pessoas no Paraná não tomaram a primeira dose de reforço da vacina contra a Covid.
Segundo dados do sistema nacional, cerca de 4,3 milhões de pessoas no Paraná não tomaram a primeira dose de reforço da vacina contra a Covid.| Foto: SESA/Regionais de Saúde

A Secretaria de Saúde do Paraná informou neste sábado (4) que irá aplicar a quarta dose da vacina contra a Covid-19 nas pessoas acima dos 50 anos em todo o estado, além dos trabalhadores da saúde. A decisão acontece dois dias depois do Ministério da Saúde autorizar a aplicação da quarta dose (ou segunda dose de reforço) na população dessa faixa etária em todo o país.

“O parecer positivo do Ministério é de grande importância, sobretudo com o aumento recente de casos confirmados no Paraná. Como sempre reafirmamos, a vacinação é a principal ferramenta de combate ao vírus, daí a necessidade de ampliar sua oferta”, declarou o secretário de Saúde do Paraná, César Neves, em nota reproduzida no site de notícias do governo.

A aplicação da segunda dose de reforço da vacina contra a Covid-19 já está disponível para as pessoas a partir dos 50 anos e deve ser administrada respeitando um intervalo mínimo de quatro meses a partir do primeiro reforço (3ª dose). A aplicação será organizada de acordo com o calendário de cada município. Segundo dados do sistema nacional, cerca de 4,3 milhões de pessoas no Paraná não tomaram a dose de reforço e 1,3 milhão deixou de fazer a segunda dose convencional (D2).