• 14/07/2020 17:04
Agronegócio

Paranaense é campeão nacional de produtividade máxima da soja

  • 14/07/2020 17:04
    • Gazeta do Povo
    Laercio Dalla Vechia, de Mangueirinha (PR)
    Laercio Dalla Vechia, de Mangueirinha (PR)| Foto: Divulgação / Cesb

    O agricultor Laercio Dalla Vechia, de Mangueirinha (PR), no Centro-Sul do Paraná, venceu o desafio de produtividade máxima da soja neste ano, colhendo 118,82 sacas de soja por hectare (sc/ha). O volume é mais do que o dobro da média brasileira estimada pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que ficou em 55,5 sc/ha no ciclo 2019/20.

    Desde 2008, o Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB) incentiva os produtores a demonstrar que é possível aumentar a produtividade sem expandir a área, conciliando sustentabilidade com rentabilidade. Modesto, o campeão desse ano disse que seguiu a cartilha da boa agricultura. “Unimos os trabalhos nas condições físicas, biológicas e químicas do solo para conseguir um bom resultado. É o básico bem feito”, afirmou. Ele conquistou a categoria nacional no plantio em sequeiro. “Choveu um pouco abaixo da média, mas foi o suficiente para a planta se manter no início do cultivo. Além disso, nessa safra fez mais calor na nossa região, o que nos beneficiou, pois ajudou na fotossíntese da planta”. Ao todo, o concurso nacional teve um recorde de auditorias realizadas neste ano – 909 propriedades foram visitadas para confirmar as produtividades.

    Tudo sobre:

    Comentários [ 0 ]

    Máximo 700 caracteres [0]

    O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.