Policiais civis durante a operação em que dezenas de mandados de prisão foram cumpridos em quatro estados, em março
Policiais civis durante a operação em que dezenas de mandados de prisão foram cumpridos em quatro estados, em março| Foto: Divulgação/Polícia Civil

A Polícia Civil finalizou nesta quarta-feira (14) o inquérito sobre um esquema de sonegação bilionário na comercialização de café e indiciou 58 pessoas por organização criminosa e falsidade ideológica. Segundo a corporação, entre os indiciados estão atacadistas, corretores, torrefações de café e empresas laranjas envolvidas no ramo cafeeiro.

O esquema tinha ramificações no Paraná, em Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo. O valor total do prejuízo relacionado a empresas dos quatro estados ainda está sendo investigado, mas calcula-se que pode ultrapassar R$ 1 bilhão em impostos estaduais e federais.

As investigações tiveram início há mais de dois anos e também resultaram de trabalhos anteriores da Receita Federal e da Receita Estadual de Minas Gerais.  Em março deste ano, durante uma operação para desmantelar o esquema, foram cumpridos 16 mandados de prisão no Paraná, nove em Minas Gerais, três no Espírito Santo e dois em São Paulo.