Polícia Federal faz operação contra garimpo ilegal em Rio Branco e Bocaiúva
Mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Rio Branco do Sul e Bocaiúva do Sul| Foto: Divulgação/PF/PR

A Polícia Federal no Paraná (PF/PR) realizou na manhã desta quarta-feira (30) a Operação Poligonal III, em ação alusiva ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho. Segundo a corporação, cerca de 40 policiais federais cumpriram seis mandados de busca e apreensão em Rio Branco do Sul e Bocaiúva do Sul (Região Metropolitana de Curitiba), em áreas de lavra irregular com o objetivo de combater possíveis delitos de garimpo ilegal e contra o meio ambiente.

A PF/PR informou que não houve prisão em flagrante durante a ação, mas alguns envolvidos foram intimados a prestar esclarecimentos. Os seis mandados resultaram na apreensão de 11 caminhões, quatro máquinas, três pás carregadeiras e três escavadeiras. A Agência Nacional de Mineração foi comunicada para eventuais providências na esfera administrativa.

A PF/PR destacou que a exploração de bens minerais da União sem a devida autorização ou em desacordo com as obrigações impostas pode acarretar em prisão em flagrante delito e multa, além de medidas administrativas como a paralisação da atividade e ações civis de ressarcimento por prejuízos causados.