O projeto tem o objetivo de consolidar a educação do Paraná como uma das melhores do país.
O projeto tem o objetivo de consolidar a educação do Paraná como uma das melhores do país.| Foto: Lucas Fermin/Seed-PR

O projeto Educação para o Futuro conseguiu financiamento de quase R$ 500 milhões com o objetivo de modernizar a educação pública do Paraná até 2025. A assinatura do contrato de empréstimo com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) ocorreu esta semana e visa aprimorar a proposta pedagógica no Estado consolidando a educação pública paranaense como modelo para o restante do país.

RECEBA notícias do Paraná pelo WhatsApp

O pedido de financiamento foi enviado pelo Governo Federal ao Senado em julho deste ano e aprovado no início de agosto pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e pelo plenário. A verba será destinada, segundo a Secretaria da Educação Estadual (Seed) na implantação de tecnologias educacionais, expansão do ensino profissional, melhorias na gestão e construção de sete novas unidades de grande porte no estado - em Curitiba, Araucária, Fazenda Rio Grande, Piraquara, São José dos Pinhais, Ponta Grossa e Toledo.

Cerca de 150 escolas ensino também serão reformadas e o material didático utilizado atualmente, reformulado. Além disso, o projeto Educação para o Futuro promete oferecer cursos de aperfeiçoamento para professores e a compra de 6 mil kits de robótica para aulas no contraturno, além de 30 mil equipamentos de informática, como computadores, roteadores de wi-fi e aparelhos de reconhecimento facial.