Prefeitura do Paraná investiga enfermeiras que não injetaram vacina nos pacientes
| Foto: Geraldo Bubniak/AEN

A prefeitura de Cambé, no Norte do Paraná, afastou do trabalho duas enfermeiras que não teriam injetado a vacina da Covid-19 nos braços de dois pacientes no momento da aplicação. Ambos os casos foram flagrados em filmagens de celular. No primeiro, é o marido de uma paciente que percebeu que a vacina não havia sido injetada. No segundo caso, foi o próprio paciente que flagrou no momento em que filmava a vacinação. Após os próprios pacientes alertarem as enfermeiras, a aplicação foi feita de forma correta.

Em nota, a prefeitura de Cambé afirma que o prefeito Conrado Scheller foi aos locais da aplicação logo após ser informado dos casos. Além do afastamento das duas enfermeiras, foi aberta sindicância interna na Secretaria Municipal de Saúde para apurar o que realmente aconteceu. A prefeitura quer saber se a não aplicação das doses foi falha humana ou intencional. Se constatada que as duas ações foram intencionais, as enfermeiras poderão ser exoneradas e responder criminalmente na Justiça.

A prefeitura de Cambé orienta todas as pessoas que se vacinarem a exigirem dos aplicadores que seja mostrado o frasco da vacina identificando o lote e a data de validade, além de averiguar que a seringa está cheia antes da aplicação e vazia após a vacinação ser concluída. Denúncias de irregularidades ou dúvidas sobre o processo de vacinação podem ser feitas na Secretaria de Saúde de Cambé pelo telefone 3174-0512 (WhatsApp), na Ouvidoria Municipal no site da prefeitura ou pelo telefone 156.