Mais de 2 mil pessoas foram testadas contra a Covid no “Território Eficiência” em Cascavel.
Mais de 2 mil pessoas foram testadas contra a Covid no “Território Eficiência” em Cascavel.| Foto: Divulgação / Prefeitura Municipal de Cascavel

Foram divulgados nesta semana os primeiros resultados do projeto-piloto realizado pela Prefeitura de Cascavel para dimensionar o impacto de medidas de combate ao coronavírus na cidade. A testagem em massa dos moradores do Conjunto Riviera - um dos bairros mais atingidos pela doença na cidade -, onde foi desenvolvido o projeto “Território Eficiência”, indicou que desde meados de abril apenas 1,3% dos exames de detecção da Covid deram positivo.

Os dados mostram que dos 2.037 moradores testados para a doença, 28 apresentaram resultado positivo. Destes, seis foram de pessoas ligadas à educação – dois alunos, uma professora e uma funcionária de escola. Na avaliação da Prefeitura, os resultados mostram que não houve impacto negativo pelo retorno às aulas presenciais, que vem sendo feito de forma gradual na cidade e com os professores sendo vacinados antes da volta às salas de aula.

Como parte das ações do projeto, os moradores do bairro também vão começar a receber cestas com produtos de higiene e limpeza. Produtos como sabonete líquido, xampu, pasta e escova de dentes, álcool em gel, máscaras de tecido e sabão em pó e em pedra serão entregues mensalmente aos moradores, por pelo menos seis meses.

“Nós percebemos que muitas pessoas não tinham condições de comprar álcool em gel, produtos de limpeza e então, através do fundo social da Caixa Econômica para todos os condomínios e programas habitacionais estamos fazendo a entrega destes kits, para que possam ter todas as condições de higiene”, detalhou o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos.