27/12/2015- Morretes- PR, Brasil- A Trilha das Pinturas Rupestres pode ser feita somente com a presença de um guia de turismo autorizado pelo parque, com um limite de 40 visitantes por dia. No percurso de 7,5 mil metros é possível observar as pinturas rupestres com cerca de 7 mil anos, no Sítio Arqueológico. O local funciona nos feriados e de quarta-feira a domingo, das 8h às 16h30. A entrada é gratuita em todas as Unidades de Conservação sob a responsabilidade do Instituto Ambiental do Paraná. Na foto, Pico do Morumbi, no Parque Estadual Pico do Marumbi, em Morretes.
Pico do Marumbi está entre os locais com proibição de entrada a partir desta sexta-feira (18).| Foto: Denis Ferreira Netto/SEMA

As aglomerações e o desrespeito com as unidades de conservação - com perigo de incêndios ocasionados por fogueiras, mesmo proibidas, em acampamentos - levaram o Instituto Água e Terra (IAT), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo do Paraná, a fechar a visitação pública de quatro parques a partir desta sexta-feira (18). Visitantes que forem flagrados no interior das unidades estão sujeitos a multa no valor mínimo de R$1.500. Os proprietários de terrenos próximos às unidades que facilitarem ou induzirem o acesso de pessoas não autorizadas também poderão responder por crime ambiental. As unidades estaduais de conservação chegaram a fechar por causa da pandemia, mas foram reabertas no dia 15 de agosto. Voltam a fechar temporariamente para o público os parques Pico Paraná, Pico Marumbi, Serra da Baitaca e Ibicatu, na região metropolitana de Curitiba. Para garantir que não haja mais visitação nos parques estaduais, o Batalhão da Polícia Ambiental e voluntários da Federação Paranaense de Montanhismo vão fiscalizar as áreas de proteção. O fechamento segue por tempo indeterminado. Os demais parques continuam em funcionamento.