Em 2014, comunidade ucraniana de Curitiba fez protesto na Praça da Ucrânia, contra a intervenção russa no país
Em 2014, comunidade ucraniana de Curitiba fez protesto na Praça da Ucrânia, contra a intervenção russa no país| Foto: Andre Rodrigues/Arquivo Gazeta do Povo

Duas refugiadas da guerra na Ucrânia devem chegar ao Paraná nesta quinta-feira (10). Uma menina de 12 anos e sua mãe, que são parentes de um padre da Congregação de São Basílio Magno, conseguiram sair do leste europeu e virão para o Brasil.

De acordo com a assessoria de comunicação da Faculdade São Basílio Magno (Fasbam), instituição da qual o padre Teodoro Hanicz é diretor, por questões de segurança e privacidade não serão informados muitos detalhes sobre a chegada das refugiadas. A assessoria confirmou à Gazeta do Povo que ambas moravam em Moscou, capital da Rússia, e que com o início da guerra as sobrinhas do padre tiveram que voltar a Kiev, na Ucrânia.

Apenas as duas, mãe e filha, optaram por vir ao Brasil. O pai da jovem vai ficar em terras ucranianas, assim como os avós, que por serem de idade avançada resolveram permanecer em Kiev. Segundo a assessoria da Fasbam, as refugiadas seguirão para São José dos Pinhais até que seja providenciada uma moradia definitiva para elas em Curitiba.

Garanta as principais notícias do PR em seu celular